Publicidade

“Consagrado ao demônio”: Discurso de Michelle Bolsonaro é típico de “regimes fascistas”, diz Frente Inter-Religiosa

  • em



Michelle Bolsonaro “usa a divindade para tornar o semelhante um inimigo desumanizado”, que pode ser alvo de violência

 

 

A Frente Inter-Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns publicou uma nota de repúdio à primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, que usou um culto religioso para afirmar que o Palácio do Planalto era um “lugar consagrado a demônios” durante os governos do PT, enquanto agora, sob Jair Bolsonaro, seria um local “consagrado ao senhor Jesus”.

 

 

Segundo a Frente Inter-Religiosa, o discurso intolerante de Michelle Bolsonaro propaga um “maniqueísmo fundamentalista e perigoso”, típico de “regimes fascistas”.

 

 

Além disso, as declarações da primeira-dama “violam a legislação eleitoral e promovem, através da demonização do diferente, a cultura de ódio, colocando em risco a convivência pacífica entre as distintas tradições religiosas e o respeito às diferentes crenças.”

 

 

“Ao atribuir às administrações anteriores uma ‘consagração ao demônio’, a primeira-dama repete uma antiga prática excludente, beligerante e preconceituosa que, conforme demonstrado pela história, usa a divindade para tornar o semelhante um inimigo desumanizado, ligado a forças nefastas e que podem inclusive ser alvo de violência de forma legitimada“, diz a nota.

 

 

Leia também: Janja reage ao post de Michelle Bolsonaro que demoniza religiões afro para atacar Lula

 

 

A Frente cobra retratação de Michelle Bolsonaro e critica a Igreja Batista Lagoinha em Belo Horizonte, por ser palco de declarações que “ferem o Estado Democrático de Direito, violam a legislação eleitoral e promovem, através da demonização do diferente, a cultura de ódio.”

 

 

A nota ainda destaca que Michelle também “comete crime contra a Constituição Nacional de 1988, que proíbe qualquer relação de dependência ou aliança de autoridades políticas com religiões específicas, e abre um terrível precedente quanto à teocracia em nosso país”, quando ela associa o governo Bolsonaro à consagração de Jesus.

 

 

ATAQUE ÀS RELIGIÕES AFRICANAS

 

 

Cabo eleitoral de Jair Bolsonaro, Michelle tem usado suas aparições públicas e redes sociais para demonizar as religiões de matriz africana em ataques à candidatura de Lula. O discurso intolerante recebeu uma resposta da esposa de Lula, Janja, nesta terça-feira (9). Leia mais aqui.

 

 

Leia a íntegra da nota de repúdio abaixo:

 

Segundo entidade, Michelle faz um “maniqueísmo fundamentalista e perigoso, característico de regimes fascistas”. “Essa mesma estratégia foi utilizada no passado para legitimar perseguições religiosas destrutivas e promotoras de mortes. O resultado dessas declarações não pode ser outro senão fomentar a desagregação da sociedade através do medo e colocar em risco a luta internacional de mais de um século por diálogo e cooperação inter-religiosa e ecumênica. Com este discurso de ódio em nossa pátria, os casos de violência e intolerância religiosa aumentaram de forma vertiginosa nos últimos 4 anos”, diz outro trecho da nota.

Leia abaixo a íntegra

 

 

Frente Inter-Religiosa Dom Paulo

 

Foto da capa: Michelle Bolsonaro discursa durante a convenção do PL, no Rio de Janeiro – Ricardo Moraes – 24.jul.2022/Reuters

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *