Publicidade

Confira a programação de outubro do Fórum de Produtores Culturais – Edição Online 2020

  • em


O Fórum de Produtores Culturais completou 6 anos de atividade, promovendo gratuitamente palestras, rodas de conversa e oficinas com personalidades representativas do cenário artístico, cultural e do empreendedorismo criativo. A ação é realizada pela gestora de políticas culturais, Aryane Sánchez, premiada pelo Fundo de Apoio à Cultura na área de Gestão, Pesquisa e Capacitação em 2020, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

 

Os debates já contaram com a presença do ator Paulo Betti, do produtor carioca Marcos Portinari, do Diretor de Relações Institucionais da Oi José Zunga, da Diretora Geral do CCBB Paula Sayão, da atriz Adriana Nunes, do diretor Eduardo Chauvet, da Drag Queen Allice Bombom, do ex- Secretário de Estado de Cultura do DF Guilherme Reis, do ator e jornalista Alexandre Ribondi, do produtor e BBoy Alan Jhone Moreira, do Gerente de Patrocínio da Petrobras Lucas Odoni, do engenheiro de som e cantor da banda Galinha Preta Frango Kaos, da poetisa e letrista Ana Terra, do produtor francês Jacques Figueras, do escritor indicado ao prêmio Jabuti 2017 Anderson França, a diretora do Museu Villa-Lobos (RJ) Cláudia Castro, da percussionista Silvanny Sivuca (Emicida), do consultor colombiano Jorge Melguizo, do bailarino Ruan Galdino, entre outros.

 

Em seus primeiros 3 anos de realização na Universidade de Brasília, a experiência serviu para estruturar a proposta de Graduação em Produção e Gestão Cultural da UnB, por meio de seu Instituto de Artes. Durante 2019, os encontros foram sediados no Teatro Brasília Shopping, em região central e acessível da capital.

 

E com a necessidade de distanciamento social, durante o ano de 2020 acontece a realização da Edição Online, com streaming pelo canal do Fórum de Produtores Culturais na rede social Instagram: @forumdeprodutoresculturais.

 

Convidados de outubro

 

  • Dia 08/10, às 19h – Marta Porto – Reinventando a Cultura

 

 

Crítica de cultura, ativista e pensadora, Marta Porto tem participado das principais arenas internacionais de debates sobre artes, cultura e políticas culturais nos últimos 25 anos. Com um trabalho notável na área de cultura e desenvolvimento, imaginário social e democracia, vem liderando ou colaborando com programas das Nações Unidas, de governos e fundações sociais em projetos de democratização das artes e da cultura, comunicação cultural e engajamento social.  Foi a mais jovem coordenadora de um dos escritórios da Unesco no Brasil (Rio de Janeiro/1999-2003), membro do Comitê que elaborou a Agenda 21 de Cultura das Cidades (Barcelona, 2004) e em 2011 exerceu o cargo de Secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura.

 

É autora de mais de 40 artigos sobre artes, cultura e política, publicados em diversas línguas e nas principais publicações internacionais sobre temas culturais. É autora dentre outros dos livros: Imaginação, Reinventando a cultura (Pólen Livros, 2019); Nós do Morro, 20 anos (Xbrasil, 2010); Olhares Femininos (Sesc, 2006); Investimento Privado, balanço e desafios (ED. Senac Rio, 2005).

 

Canal de Transmissão – Instagram do Fórum de Produtores Culturais (@forumdeprodutoresculturais) e o de Marta Porto (@martapporto).
Classificação Indicativa: Livre

 

  • Dia 20/10, às 19h – Felipe Almeida – Transformando o Mundo Bita em realidade

 

 

Empreendedor no mercado digital há mais de 2 décadas, é sócio fundador da Mr. Plot – estúdio criador do Mundo Bita – onde atua como CEO desde sua fundação em 2011. Sua paixão por arte e tecnologia, somados aos conhecimentos das graduações em Design Gráfico na UFPE e Administração na UPE, o induziram para o mercado audiovisual e mundo do entretenimento.

 

Incubada inicialmente no polo tecnológico Porto Digital, em Recife, a Mr. Plot é uma fábrica de experiências através de conteúdos audiovisuais musicais para crianças. O Mundo Bita, primeiro desenho animado musical do estúdio, é destaque em canais como Discovery Kids, Netflix, PlayKids, TV Brasil e soma mais de 4 bilhões de visualizações no YouTube.

 

E o melhor de tudo: é uma produção 100% brasileira.

 

Canal de Transmissão – Instagram do Fórum de Produtores Culturais (@forumdeprodutoresculturais) e o de Felipe Almeida (@feris).
Classificação Indicativa: Livre

 

  • Dia 29/10, às 19h – Nerie Bento – Representatividade e Curadoria

 

 

Nerie Bento é assessora de imprensa, produtora cultural, curadora e diretora de comunicação na Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop. Comunicadora por formação, atua na área cultural desde 2014. Sócia e proprietária da Krush Assessoria, dedica-se a trabalhar com artistas pretos e LGBTQIA+.

 

Já passou pelo seu casting; Oshun (NY), Sandra Izsadore (LA), Legado Póstumo do Sabotage, Preta Rara, Slam das Minas-SP, Coletivo Amem, Periferia Preta, Terça Afro, entre outros.

 

Atualmente, Nerie ocupa o cargo de assessora de imprensa no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

 

Canal de Transmissão – Instagram do Fórum de Produtores Culturais (@forumdeprodutoresculturais) e o de Nerie Bento (@neriebento)

  • Compartilhe