A pandemia acelerou um processo que vinha crescendo a cada ano, o ambiente de negócios na internet. O isolamento social e o fechamento de lojas físicas para reduzir a proliferação da Covid-19 levou milhões de pessoas para o mundo virtual. Seja pra vender, ou para comprar. Empresários, empreendedores e desempregados migraram ou ampliaram o seu ramo de negócio para as redes sociais e aplicativos.
Segundo a startup Nuvemhop, empresa que ajuda comerciantes a migrarem para o mundo virtual, 5 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet em 2021, tendência que vinha aumentando consideravelmente desde 2020. De acordo com a empresa, o número de compras online saltou, no ano passado, de 6 milhões para 10,5 milhões.
No entanto, nem todo mundo estava ou ainda está habilitado profissionalmente para lidar com a internet e as redes sociais para comercializar o seu produto ou serviço.
Hoje, o número de desempregados é superior a 2017, segundo o IBGE, com índice de 13,7% de desocupados. Sem emprego, muitos desses trabalhadores tiveram que se virar para empreender e sobreviver. Isso sem nenhuma ou pouca informação sobre o potencial da internet e como utilizar bem as redes sociais e aplicativos para comercializar produtos ou serviços.
A economia solidária também vem abrindo portas ao longo da pandemia para milhões de brasileiros em busca de renda. São pessoas que estão realizando atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, entre outras, com autogestão, ou seja, onde o participante é quem faz a gestão do próprio negócio. Há vários casos bem sucedidos.
Com o intuito de ajudar na qualificação dessas pessoas que estão em busca de dicas e treinamentos de empreendedorismo, marketing e gestão financeira, a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) está oferecendo curso gratuito pela internet.
O treinamento faz parte do projeto “Fortalecimento da Rede Unicopas”, co-financiado pela União Europeia. O curso, que tem carga horária de 48 horas, é dividido em oito módulos. As aulas são virtuais e começam no dia 28 de janeiro e terminam em abril. Ao todo serão disponibilizadas 100 vagas e pelo menos 50% delas serão destinadas a mulheres.
As inscrições estão abertas e terminam no próximo dia 24. Acesso o link para se inscrever: https://forms.gle/X42anjWpYPXHsPU4A
Os temas abordados no curso são: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ações de solidariedade; perspectiva histórica da Economia Solidária; estratégias de desenvolvimento a partir dos ramos de atuação; gestão de organizações sociais; agroecologia, sustentabilidade social e econômica; direito e legislação; contabilidade e regime tributário; e comercialização.
A coordenadora de Projetos da Unicopas, Renata Studart, destaca que o objetivo do curso é ampliar o acesso às experiências e informações sobre Economia Solidária, assim como contribuir para a organização de empreendimentos econômicos solidários no Brasil.
“Acreditamos que a construção e a organização de um novo sistema em que o desenvolvimento seja pautado em práticas mais sustentáveis e justas para todas e todos começa com a formação e a capacitação da nossa própria base”, aponta Renata.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
🎞️YouTube
💻Site
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua
Deixe um comentário