Publicidade

Com presidente da Bolívia Lula fala de Amazônia, Mercosul e de retomada de integração

  • em



O candidato da coligação Brasil da Esperança à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou nesta segunda-feira (5), com o presidente da Bolívia, Luis Arce. Eles trataram da cooperação econômica entre os dois países, como forma de ampliar a integração latino-americana. Nesse sentido, Lula prometeu apoiar a entrada da Bolívia no Mercosul. Eles também conversaram sobre a colaboração para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

 

“Conversamos sobre a conjuntura na América Latina e no mundo”, disse Lula pelo Twitter, após o encontro. Arce, em contrapartida, agradeceu o carinho de Lula em relação ao povo boliviano e pela sua luta em favor da unidade da “Pátria Grande”, em referência à integração da América Latina.

 

 

Também participaram da reunião o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, o ex-ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante, um dos coordenadores da campanha de Lula, e o ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad, candidato da coligação Juntos por São Paulo ao governo paulista.

 

 

O encontro, que ocorreu num hotel no centro da capital paulista, foi fechado. Mas, ao final, Amorim falou à imprensa. “A Bolívia é o único país da América do Sul que participa dos três grandes ecossistemas: Amazônia, Prata e Andina. Nem o Brasil, que é grande, nós não estamos nos Andes. Então, falou-se muito da integração e de trabalho na região, das possibilidades de investimento em infraestrutura”, disse o ex-chanceler.

 

 

Afastamento com Bolsonaro

 

 

Amorim confirmou que, se eleito, Lula pretende apoiar a entrada da Bolívia no Mercosul. Por outro lado, destacou que a decisão cabe ao Congresso Brasileiro. Os parlamentos da Argentina, Paraguai e Uruguai já aprovaram a entrada dos bolivianos no bloco. “É muito importante para a Bolívia e importante para nós, porque a Bolívia no Mercosul também nos facilita o contato com todo o conjunto da Comunidade Andina, que ela também é membro.”

 

 

No entanto, a relação da Bolívia com o governo Bolsonaro não é boa. Arce nem sequer deve se encontrar com o mandatário brasileiro. Bolsonaro foi o líder latino-americano a não cumprimentar Arce pela sua vitória eleitoral, em 2020. Mais do que isso, o brasileiro chegou a oferecer asilo político a Jeanine Áñez, que assumiu o poder na Bolívia, após golpe de Estado contra o então presidente Evo Morales. Em junho, Jeanine foi condenada a 10 anos de prisão, pela sua participação na ruptura da ordem institucional, durante o golpe de 2019.

 

 

Nos últimos meses, é a segunda vez que líderes internacionais vêm ao Brasil se encontrar com Lula e passam longe de Bolsonaro. Em junho, por exemplo, o atual ocupante do Planalto cancelou um almoço que teria com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Isso porque, antes, o líder português havia se encontrado com o petista. No mês seguinte, a vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez, também se encontrou com Lula, em São Paulo, mas não teve agenda com Bolsonaro.

 

 

Durante a tarde, Lula se encontra com representantes da Frente Nacional de Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Palácio do Trabalhador, em São Paulo. Já o presidente Luis Arce se reúne com representantes da comunidade boliviana que vivem na capital paulista.

Foto da capa: Presidente Luis Arce agradeceu a Lula pela sua luta em favor da unidade da “Pátria Grande”




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *