Publicidade

Com 100% dos votos contados, Pedro Castillo vence as eleições presidenciais no Peru

  • em



O candidato à Presidência da República, no Peru, Pedro Castillo, obteve 8.800.486 votos válidos ante os 8.730.712 recebidos por seu adversário, Keiko Fujimori, candidata da extrema-direita.

 

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) divulgou, na quinta-feira (9), o resultado do segundo turno eleitoral para eleger o novo presidente do Peru, com o candidato do Peru Libre a ser o vencedor, Pedro Castillo, com 50,19% dos votos válidos após 100% dos votos processados.

 

Por meio do portal habilitado a mostrar o andamento do processo de fiscalização, a entidade especificou que Castillo obteve 8.800.486 votos, ante 8.730.712 de seu oponente pelo partido Força Popular, Keiko Fujimori, que representa 49,80% dos votos.

 

De acordo com o titular do ONPE, Piero Corvetto Salinas, “atingimos 100% dos autos processados, primeiro grande marco na apuração dos resultados. Aguarda-se ata no JEE” (Júri Especial de Eleições), para encerrar com todos o processo de contagem de votos.

 

Por meio de sua conta na rede social Twitter, ele expressou seu agradecimento aos “milhares de” coletes azuis “do ONPE que realizaram uma eleição segura, tranquila, limpa e transparente, como prometemos”.

 

O candidato presidencial Castillo tem feito diversos apelos à população para que fique vigilante na contagem e, assim, defenda cada voto, respeitando a vontade do povo peruano.

 

Por sua vez, a candidata Fujimori já fez denúncias sobre supostas irregularidades no processo de apuração dos votos emitidos em 6 de junho.

 

Da Telesur

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *