Em meio à situação de violência que a Colômbia atravessa, o país noticiou na noite de sexta-feira um novo assassinato de um líder social, para somar 25 desde o início de 2022.
O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz) confirmou o assassinato do líder social Estiven Loaiza Córdoba no porto colombiano de Buenaventura, no departamento de Valle del Cauca.
Na época de seu assassinato, Loaiza pertencia à Associação de Comerciantes de Buenaventura e foi um dos organizadores de uma marcha contra a violência para o próximo dia 24 de fevereiro no porto colombiano.
Steven Loaiza
Buenaventura, Valle del Cauca
Febrero 18 de 2022Con Steven Loaiza serían 25 los líderes y defensores de derechos humanos asesinados en 2022 y 1311 desde la firma del acuerdo de paz. pic.twitter.com/XLlNHkesS7
— INDEPAZ (@Indepaz) February 19, 2022
De acordo com Indepaz, Estiven Loaiza foi morto por agressores desconhecidos momentos antes de entrar em sua casa em uma área da cidade de Buenaventura.
Loaiza foi reconhecida em Buenaventura por fazer parte de algumas organizações sociais, políticas e empresariais.
Os parentes do ativista pediram às autoridades que avançassem nas investigações e pudessem saber quem foi o responsável pelo assassinato e quais foram as razões que os levaram a tirar sua vida.
Ouvidoria da Colômbia emitiu um alerta para o município de Buenaventura sobre a continuidade e aumento da violação dos Direitos Humanos por meio da consumação de diversos atos vitimizadores, como ameaças e recrutamento de menores.
Segundo a Indepaz, desde a assinatura do acordo de paz em 2016, 1.311 líderes e defensores dos direitos humanos foram mortos.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
🎞️YouTube
💻Site
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua
Deixe um comentário