Publicidade

Coletivo periférico propõe atividades de fomento à democracia na baixada de Belém

  • em



O Comitê Seja Democracia Cabanagem promovediálogos com a comunidade sobre garantia de diretos e acesso às políticas públicas

 

 

O Coletivo Seja Democracia Cabanagem realiza um trabalho de conscientização política na região periférica da cidade de Belém. A proposta é dialogar com os moradores da localidade sobrevalorização das potências periféricas egarantia de direitos.O projeto é uma iniciativa do Seja Democracia, uma frente de formação política apartidária do Instituto Maria e João Aleixo, que atua em dez estados do Brasil.

 

 

Carlos Augusto Gouvêa, educador social e idealizador do Comitê Seja Democracia Cabanagem, afirma que as discussões do grupo perpassam por diferentes setores, desde cultura, saneamento básico até economia. Tendo como princípio a participação da população local.

 

 

Direito e democracia

 

Um dos projetos do comitê é o lançamento de um consultório jurídico em Cabanagem, para que os moradores da região e adjacências, tenha acesso àassessoria jurídica gratuita. Na inauguração, houve uma palestra para que os membros da comunidade entendessem o papel do direito no processo democrático. Carlos Augusto explica a necessidade desse trabalho de conscientização.

 

 

“Pessoas da periferia não têm acesso ao Direito de forma qualitativa, nem quantitativa. Um advogado é caro, os processos jurídicos são demorados e muitas vezes as pessoas das periferias não têm acesso à informação correta, se direcionam a um órgão quando na verdade deveria ser outro. O consultório jurídico tem como tarefa desmistificar o acesso ao direito a partir do combate às inverdades, às Fake News, as ‘potocas’, como a gente chama aqui no Pará. É isso, usar a ferramenta da verdade como um processo de acesso à justiça”, diz o educador social.

 

 

Democracia no audiovisual

 

O coletivo também usa ferramentas de audiovisual para falar sobre democracia e combater à desinformação. Com esse intuito criou a TV Periferia em Foco, que surgiu nas redes sociais como a missão de se tornar um espaço de comunicação e educação popular.

 

 

“O TV Periferia tem a tarefa narrar vivências das potências das periferias dentro das suas realidades. É fazer uma contra narrativa à estrutura posta, do misticismo, das periferias serem perigosas e que não produz cultura. O TV Periferia nasce dessa perspectiva, trazer a contra narrativa, potencializar as iniciativas periféricas, dar vazão e visibilidade ao nosso território”.

 

 

Outra iniciativa do grupo é a produção de um videocastcom a participação de articuladores sociais da região para debater a democracia dentro de diferentes esferas. Carlos Augusto salienta que os entrevistadosconstroem, a partir do cotidiano deles, narrativas de valorização da periferia.

 

 

“A gente debate todos os temas com um único eixo central que é a defesa da democracia. Então a gente fala de literatura como potência, organização comunitária, audiovisual. São temas variados com sujeitos das periferias queconstroem iniciativas que buscam a melhoria da qualidade de vida e acesso aspolíticas públicas, com a centralidade das periferias na defesa da democracia”.

 

 

O Seja Democracia Cabanagemfundou um centro de referência e desenvolvimento com sala de capacitação e ludotecaabertas à comunidade. O espaço também é utilizado para aulas de Inglês, cine clubes, oficinas, palestras.

 

 

 

Com informações da ASCOM Instituto Maria e João Aleixo

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *