Publicidade

Coletivo Juntos realizam manifestação contra a banda Mayhem, em Porto Alegre

  • em



Banda norueguesa que faz apologia ao nazismo faria apresentação no Bar Opinião, na Capital gaúcha. Movimento se organiza nacionalmente para que o show não chegue ao Brasil

 

O Coletivo Juntos!, movimento social de juventude, realizou na noite desta quinta-feira (16), uma manifestação em frente ao Bar Opinião, onde aconteceria o show da banda norueguesa Mayhem. Pela pressão dos movimentos sociais, a Produtora Opinião desmarcou o show que aconteceria na próxima terça-feira, 21 de março.

 

 

Em placas, os organizadores da manifestação puxaram palavras de ordem como “zona antifascista”, “nazistas aqui não”, “fora Mayhem” e “fogo nos nazistas” (em referência à musica do cantor Djonga, na versão “fogo nos racistas”). Essa ação faz parte de uma série de mobilizações nacionais, já que a banda fará show em outros locais, como Brasília.

 

Histórico polêmico

 

Mayhem é uma banda norueguesa, de Black Metal, tem envolvimento com a extrema direita nazista, especialmente através do integrante Varg Vikernes. Episódios de racismo e misoginia estão presentes na trajetória dos músicos.

 

A tentativa de se definir como uma banda apolítica caiu por terra com o baterista Hellhammer e o baixista Necrobutcher abraçando posições polêmicas envolvendo preconceito e antissemismo.

 

 

Integrantes da banda já realizaram shows utilizando suásticas em suas vestes, além de diversas outras polêmicas.

Opinião

 


A Produtora Opinião lançou uma nota oficial no final da tarde de terça-feira. Após pressão nas redes sociais e uma manifestação ocorrida ainda pela manhã, a produtora voltou atrás de receber Mayhem na casa noturna. Porém, a declaração não agradou os manifestantes. A Produtora Opinião cancelou o show alegando que quer manter a integridade física daqueles que viriam assistir o show ou ainda protestar durante o evento. Na realidade, viu o ‘lado bom e o lado ruim do show’. Para uma produtora que se diz democrática, receber uma banda nazista deveria ser proibida, afirmou Daniel Oliveira, militante do Coletivo Juntos! e organizador da manifestação.

 

Mobilização nacional

 


A banda norueguesa fará uma série de shows no Brasil. A manifestação em Porto Alegre, mesmo após a produtora afirmar o cancelamento, faz parte de uma série de mobilizações nacionais contra a chegada de Mayhem no Brasil. Em Brasília, o deputado distrital Fábio Félix (PSOL) já entrou com pedido de cancelamento do show, que está previsto para o dia 22 de março.

 

Essa banda não é bem vinda em Porto Alegre, não é bem vinda em Brasília e não pode pisar no Brasil. Apologia ao nazismo é crime e vimos um crescimento de células neonazistas no Brasil, o que a chegada de uma banda desse estilo fortalece ainda mais, destacou Ana Paula Santos, integrante do movimento.

 

 

(*)Por Vitória Farias, jornalista e integrante do Coletivo Juntos! | Fotos: Vitória Farias.

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *