Publicidade

Ciclo debate Semana de 1922: Tempos de Transformações em Porto Alegre

  • em



A segunda live do ciclo Semana de 1922: Tempos de Transformações será apresentada nesta terça-feira, 21 de setembro, a partir das 19h. A proposta é antecipar os 100 anos da Semana de Arte Moderna em fevereiro de 2022. A literatura e o pensamento daquele período, serão analisados pelo professor de História de Porto Alegre, Arnoldo Doberstein e Luís Augusto Fischer, também professor. A transmissão é realizada do canal do Youtube do Espaço Amelie, mediado pela jornalista Patrícia Duarte. O ciclo iniciou no dia 2 de setembro com a contextualização histórica da época, também com o professor Arnoldo Doberstein.

Em outubro, a terceira live vai tratar das Artes Visuais na época, Doberstein vai conversar com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Gomes, no dia 7 e no dia 21 serão destacadas as influências do movimento no estado gaúcho.

A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Considerada a primeira manifestação pública na história cultural brasileira defendendo um espírito novo e moderno. O festival trouxe mais de 100 obras, expostas diariamente no saguão do teatro. Os artistas romperam com o conservadorismo da época. Houve diversas apresentações de dança, música, além de recitais de poesia e a exposição de obras de artes visuais. Com as participações de nomes consagrados como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, entre outros.

O Espaço Cultural Amelie está localizado na Rua Vieira de Castro, 439, no Bairro Farroupilha, em Porto Alegre. A segunda live nesta terça-feira, 21 de setembro pode ser acompanhada neste link:

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *