Publicidade

Chanceler da Nicarágua: a OEA é o instrumento dos Estados Unidos para projetar sua ingerência

  • em



O diplomata afirmou que, ao denunciar a Carta da OEA, pretendem “pôr fim a uma relação hostil, ofensiva e ultrajante para a Nicarágua”

 

 

O chanceler da Nicarágua, Denis Moncada, garantiu nesta sexta-feira que a Organização dos Estados Americanos (OEA) é o instrumento do Governo dos Estados Unidos (EUA) para interferir nos assuntos internos das nações da região.

 

 

Em entrevista exclusiva ao programa Es Noticia, transmitido pela telesul, o diplomata reiterou que “a Nicarágua faz uso de todos os seus direitos soberanos (…) Decidimos denunciar a carta da OEA e nos desassociar dessa organização”.

 

 

“A OEA continua sendo o instrumento criado pelos Estados Unidos para projetar sua política intervencionista e hegemônica de intervenção, de ameaça, de agressão contra os países da América Latina e do Caribe”, enfatizou.

 

 

 

Na manhã deste dia, Moncada, com instruções do Presidente Daniel Ortega, anunciou que a nação centro-americana iniciou o processo de retirada da OEA com o objetivo de “pôr fim a uma relação hostil, ofensiva e ultrajante para a Nicarágua. “

 

 

Além disso, especificou que as ações da OEA “têm sido uma realidade e continuam aproveitando a subordinação de alguns governos da América Latina e do Caribe que não respondem aos interesses de seus respectivos povos”. 

 

 

Defesa da soberania

 

 

O chanceler Moncada lembrou que a Nicarágua tem sido consistente em sua luta pela defesa da soberania nacional e dos países atacados pelos Estados Unidos, bem como pelas potências coloniais.

 

 

“Na Nicarágua, à frente do Governo do Presidente Ortega e do camarada Rosario (Murillo), mantivemos uma posição de luta, defesa e fortalecimento das posições anti-imperialistas e anti-colonialistas de potências como os Estados Unidos e alguns países da União Europeia ”, sublinhou.

 

 

Unidade dos povos

 

 

O diplomata também falou sobre a importância de continuar fortalecendo a unidade dos povos, afirmando que a integração regional que vem sendo promovida por meio de organismos como a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), entre outros, permite “avançar nos enfoques e interesses dos povos”.

 

 

Da mesma forma, indicou que espera que os povos de outros países da América Latina e do Caribe exijam que seus respectivos governos se retirem da OEA, por se tratar de um instrumento inadequado.

 

 

“Os povos da América Latina e do Caribe estão avançando e se conscientizando das manobras que afetam seus próprios interesses. Esperamos que os povos exijam que seus governos mantenham na OEA uma posição de respeito aos demais países e que se retirem de um organismo que é prejudicial às nações. “

 

 

Por outro lado, afirmou que a nova ordem internacional continua a ser uma exigência dos países, por isso é necessário “fortalecer o respeito ao direito internacional, a Carta das Nações Unidas (Organização das Nações Unidas), a soberania dos países, dos povos e dos governos “.

 




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *