Publicidade

Carta aos brasileiros

  • em



CARTA AOS BRASILEIROS prenuncia fim do governo fascista de Bolsonaro. Repetindo o gesto que se tornou simbólico para o fim da ditadura militar, a Faculdade de Direito da USP lança uma nova “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, que está sendo assinada também por banqueiros, membros do Judiciário, docentes e personalidades democráticas de todos os segmentos da sociedade.
Essa Carta aos Brasileiros, com todo o seu simbolismo que carrega e agora num ritmo histórico mais acelerado do que a Carta de 1976, representa mais uma fortíssima manifestação que se junta ao sentimento popular de rejeição ao miliciano Bolsonaro que cresce rapidamente na sociedade brasileira.
Ao lado desse Carta, a Fiesp, antes um bastião do golpe do impeachment e do governo de Bolsonaro, lança também seu Manifesto em de Defesa da Democracia.
Ao lado das cúpula militar e de grande parte das polícias estaduais; dos políticos corruptos do Centrão e de setores fundamentalistas evangélicos e católicos, os empresários do agronegócio e do setor financeiro constituíam, até agora, a base de sustentação mais segura do governo fascista de Bolsonaro.
A adesão de banqueiros e grandes empresários a esses manifestos da USP e da Fiesp representam um racha importante na base bolsonarista e com certeza terá forte repercussão no Centrão e no apoio militar.
O fato é que a consciência democrática da nação renasce com força e o Brasil caminha disposto a fazer no dia 2 de outubro uma grande faxina democrática, jogando todo esse terror bolsonarista no lixo da história.
Reforçando essa ofensiva nacional em defesa da democracia, dezoito entidades da sociedade civil foram recebidas pelo Departamento de Estado e pelo Congresso dos EUA, para quem pediram o apoio do governo americano e de seu imediato reconhecimento do resultado das eleições para com isso esvaziar o golpe trumpista de Bolsonaro.
Desesperado, com a boca espumando de ódio e lançando ameaças de golpe para todos os lados, Bolsonaro reage ao racha dos banqueiros mandando o seu ministro corrupto Ciro Nogueira dizer a mentira de que os banqueiros assinaram o manifesto como represália ao prejuízo de 40 bilhões de reais que tiveram com o PIX.
Imediatamente o ex-banqueiro e ativista da democracia Eduardo Moreira, por meio de seu super visto programa diário ICL Notícias desmascarou essa fake news de Ciro Nogueira e mostrou com dados, que o ganho com tarifas bancárias foi de 37 bilhões de reais, portanto, abaixo do suposto prejuízo de 40 bilhões divulgado pela fake news. Moreira calcula que o prejuízo real com o adoção do PIX atinge no máximo 2 bilhões de reais. Mas o que é isso diante dos enormes lucros obtidos pelos banqueiros, sempre favorecidos pela política do banqueiro-ministro da Economia, Paulo Guedes? Só em 2021 esse lucro foi de R$ 174,9 bilhões!
No segundo semestre o mundo poderá ter três grandes vitórias nos campos da democracia e da paz. Primeiro teremos o possível indiciamento e condenação do golpista Trump e a quase certa vitória de Lula e da democracia no Brasil.
Por outro lado, o racionamento de 15% do consumo de gás na Europa Ocidental até março de 2023, valendo para todo o inverno, vai gerar uma enorme insatisfação popular para se pôr fim às sanções contra a Rússia e para exigir o fim do apoio à guerra na Ucrânia, que só interessa à luta do imperialismo americano pela manutenção de sua hegemonia na Europa e no mundo.
(*) Por Val Carvalho, escritor e militante de esquerda.
Foto da capa: Jurista Godofredo Teles Jr lê em 1976 a Carta aos Brasileiros, que sinalizou o começo do fim da ditadura militar.

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *