Caravana da Liberdade é reeditada na capital de Cuba
por Prensa Latina em
Neste sábado (8/1), em Havana, Cuba, Combatentes veteranos do Exército Rebelde e representantes das novas gerações de cubanos reeditaram hoje a entrada nesta capital dessas tropas sob o comando do líder Fidel Castro em 1959.
A Cidade Da Escola Libertad, antigo campo militar de Columbia, foi a sede do ato central para o 63º aniversário do evento histórico que anunciou ao país a vitória revolucionária e o início de uma nova fase de transformações.
"La tiranía ha sido derrocada. La alegría es inmensa. Y sin embargo, queda mucho por hacer todavía. No nos engañamos creyendo que en lo adelante todo será fácil; quizás en lo adelante todo sea más difícil".
Na reunião, a primeira secretária do Comitê Provincial da União dos Jovens Comunistas, Ana Rosa Granda, expressou o compromisso de continuar o trabalho emancipatório daqueles que lutaram na Serra Maestra, no leste de Cuba, e do subsolo, à ditadura de Fulgencio Batista (1952-1959).
Ele lembrou que, no discurso de Fidel Castro à população de Havana naquela ocasião, o líder revolucionário expressou que estava começando uma era cheia de dificuldades e ameaças, bem como sua confiança na capacidade do povo cubano de conjurá-los com o propósito de construir uma sociedade justa, em uma nação soberana.
Por sua vez, o presidente da Associação de Combatentes da Revolução Cubana no município de Marianao, Leonardo Tamarit, lembrou a rota da Caravana de cerca de mil guerrilheiros, que começou em 2 de janeiro no leste de Santiago de Cuba, e a alegria expressa pela população ao longo do caminho.
A Revolução é hoje um fato consumado e irreversível, apesar das tentativas dos Estados Unidos de derrubá-la, disse ele.
Antes de sua chegada à Ciudad Escolar Libertad, os caravanistas pararam em vários pontos da cidade, e recordaram as paradas feitas então por Fidel Castro para dialogar com o povo da capital.
Confira as fotos:
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário