Nesta quarta-feira, 30, foi aprovado pela Câmara de Guaraí o Projeto de Lei N° 008/2021, que autoriza a doação de um terreno público da Prefeitura de Guaraí para uma instituição social. A entidade visa construir 300 moradias populares no bairro Alto Bonito. A aprovação se deu após duas sessões extraordinárias (não remuneradas).
Após a sanção da lei, o terreno será repassado ao Instituto Verde Novo de Desenvolvimento Humano (IVNDH), com sede em Palmas (TO). Os vereadores apresentaram uma emenda aditiva ao texto, onde foi definido o prazo de até 6 meses para o início das obras. Caso contrário, o termo de doação será analisado novamente. As sessões foram transmitidas ao vivo pelo facebook da Câmara e contou com a manifestação dos moradores, que pediam o apoio dos vereadores através do chat.
Neuma Nunes, coordenadora geral do Movimento Casa Terra Trabalho e Liberdade (MCTTL) em Guaraí, relembra da trajetória até a aprovação.
“Antes da pandemia andamos pelos bairros de Guaraí, visitamos as casas, fizemos reuniões, apresentamos o projeto, fizemos cadastros e fomos avançando, sempre com o foco de ajudar as famílias menos favorecidas. Com a pandemia, as reuniões tiveram que parar, mas os membros da comissão continuaram em formação. Fomos atrás das famílias necessitadas dentro do projeto, levantamos o cadastro socioeconômico de 700 famílias dentre as 1200 cadastradas, levamos até a sede do Instituto Verde Novo em Palmas. Logo após, identificamos a área e procuramos a prefeita”, pontuou.
Questionada sobre a importância da aprovação do projeto, Neuma fala sobre o sentimento de realização. “Agora que a doação do lote se concretizou, fica a sensação de vitória para nós! Sensação de dever quase cumprido, ainda temos muita luta pela frente! Nossos agradecimentos aos vereadores e à Câmara. Nossa luta pelo loteamento, que agora conseguimos, continua tanto na parte da construção, quanto na seleção das famílias. Buscamos beneficiar quem realmente precisa! Somos uma irmandade! E é muito grandioso o sentimento de saber que em breve vamos poder realizar o sonho de muitas famílias”, finalizou.
Edição Fábio Coêlho
estou disposto em trabalhar voluntariamente com vcs nesse projeto maravilhoso em prol do necessitado. caso interesse em alguem que possa ser util meu nome é SERGIO ROBERTO, sou bacharel em direito, celular 99- 988149378, não estou trabalhando no momento ou seja, tenho disponibilidade total para ajudar nesse projeto voluntariamente.