O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou, nesta segunda-feira (13), a situação de alerta vermelho para 15 estados do país e o Distrito Federal. O alerta estava previsto para vigorar em seis estados mais o DF até quarta-feira (15), mas a situação climática se agravou, exigindo ampliar a abrangência e amplitude temporal da medida.
Alertas desse tipo são emitidos quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”, diz o Inmet.
Normalmente, a aproximação do verão, que começa em dezembro, faz com que a temperatura aumente em novembro. Mas em 2023 o fenômeno El Niño e a crise climática que vem se agravando rapidamente, devido à ação humana, tornam a situação em um cenário jamais visto.
O Inmet orienta as pessoas para que bebam bastante líquido, principalmente água filtrada ou fervida e não façam atividades físicas. É recomendado ainda evitar exposição ao sol em horários mais quentes e usar hidratante para pele e protetor solar, além de umidificar o ambiente.
Segundo artigo publicado no site da Metsul, “a anomalia de temperatura para outubro de 2023 foi a segunda mais alta em todos os meses no conjunto de dados ERA5, atrás apenas de setembro de 2023”.
O texto diz ainda que o mês passado foi 1,7°C mais quente do que estimativa da média de outubro para 1850-1900, o período de referência pré-industrial. E lembra que o Acordo de Paris estabeleceu como meta limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima do período pré-industrial.
Confira os estados que estão sob alerta de “grande perigo”:
O alerta é válido até as 23h59 da próxima sexta-feira (17).
Leia ainda: Brasil passa por onda de calor histórica no fim de semana
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário