Publicidade

Bresser-Pereira: Reestatizar ao invés de privatizar

  • em



Privatizações de empresas monopolistas, capazes de gerar grandes lucros para o Estado, foram uma “conquista” do neoliberalismo

 

 

A Folha publicou em sua edição de 10 de junho excelente artigo de Joaquim Francisco de Carvalho criticando a privatização da Eletrobras.

 

 

O pesquisador do Instituto de Energia e Ambiente da USP observou com precisão que as promessas quando das privatizações anteriores do sistema elétrico não foram cumpridas.

 

 

“Em vez de mais baratas, as tarifas para o setor residencial subiram mais de 55%, e as do setor industrial, cerca de 130% acima da inflação — o que provocou a falência de inúmeros estabelecimentos industriais”.

 

 

“À época esperava-se que os empresários investissem em projetos novos, que contribuíssem para expandir a capacidade do sistema elétrico. No entanto, limitaram-se em comprar o que já tinha sido feito pelo Estado”.

 

 

As privatizações de empresas monopolistas, capazes de gerar grandes lucros para o Estado, foram uma “conquista” do neoliberalismo – de capitalistas rentistas em busca de oportunidades de investir. Hoje o neoliberalismo está desmoralizado.

 

 

No Reino Unido, mais de 70% da população é favorável a reestatizar as empresas elétricas.

 

 

Mas nós, aqui, continuamos mergulhados no neoliberalismo, no rentismo e na quase-estagnação.

Do Portal Vermelho

 

 

 

 

 

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *