Publicidade

Brasil recebe 1º lote de vacina pediátrica da Pfizer

  • em



Chegou ao Brasil, na madrugada desta quinta-feira (13), o primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer contra a covid-19. O avião com 1,25 milhão de doses pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. Os imunizantes serão administrados em crianças de 5 a 11 anos. 

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que demorou mais de 30 dias para deferir o pedido de importação do imunizante feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recebeu a vacina em Guarulhos (SP). O Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos de Saúde, administrado pela Pasta, fica na cidade.

 

 

As vacinas ainda precisarão passar por inspeção da Anvisa, que faz a liberação da carga, e avaliação do lote, feita pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Depois, serão distribuídas aos estados para que a vacinação das crianças seja iniciada. O processo dura cerca de 24 horas.

 

Na segunda-feira (10), Queiroga disse que conseguiu antecipar 600 mil doses da vacina pediátrica para janeiro. Assim, só neste mês, serão entregues 4,3 milhões de doses do imunizante.

 

 

A vacina pediátrica foi aprovada pela Anvisa em 16 de dezembro, mas só agora a vacinação terá início. Segundo o ministro, a ”pressa é inimiga da perfeição”. Enquanto isso, as crianças estão adquirindo a forma grave da doença.

 

 

O imunizante infantil foi aprovado pelas agências regulatórias de saúde dos EUA e da UE (União Europeia). Diversos países já iniciaram sua aplicação.

 

Em 23 de dezembro, o Ministério da Saúde abriu consulta pública sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid.

 

 

Cerca de 60% dos participantes do levantamento se disseram a favor da exigência do imunizante em escolas. A medida não é imposta pelo governo federal, mas o Poder360 apurou que é analisada por estados.

 

 

Os resultados da consulta pública foram enviados ao STF (Supremo Tribunal Federal).

 

 

Vacina pediátrica

 

A vacina pediátrica da Pfizer tem algumas diferenças em relação à aplicada em adultos. Possui dosagem menor, apesar de o princípio ativo ser o mesmo.

 

 

Distribuição de doses em ordem de aplicação

 

A distribuição das doses aos Estados seguirá a quantidade de crianças com essas idades em cada local. Há 20,5 milhões de pessoas na faixa etária no Brasil, segundo cálculo do IBGE. É necessário o dobro de doses (41 milhões) para vacinar todas, já que cada criança receberá 2 injeções. O intervalo entre as doses será de 8 semanas.

 

 

O Ministério da Saúde recomendou que seja seguida a seguinte ordem de vacinação:

 

 

  • indígenas ou quilombolas de 5 a 11 anos;
  • crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades à covid-19;
  • 5 a 11 anos que morem com pessoas com alto risco para a covid-19;
  • 10 e 11 anos sem comorbidades;
  • 8 e 9 anos sem comorbidades;
  • 6 e 7 anos sem comorbidades;
  • 5 anos sem comorbidades.

 



SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.

 

 

Você pode nos ajudar aqui:

 

 

Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

 

 

BRB

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

 

 

→  PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

 

 

📷 Instagram

🎞️YouTube

📱Facebook  

💻Site

 

 

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

 

 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *