Publicidade

Bolsonaro vai cumprir a promessa que José Serra fez aos EUA: entregar o pré-sal!

  • em


No governo Lula foi desenvolvido tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal. Pela descoberta do pré-sal os petroleiros e a Petrobrás ganharam nos EUA em Houston pela 4ª vez o prêmio OTC considerado o “Oscar” da indústria do Petróleo (6).

 

Em 19/03/2015, no mesmo ano da entrega do 3º “Oscar” a Petrobrás foi criada a Operação Lava Jato, e seu chefe, o então juiz Sergio Moro ganhou o premio da Globo, como homem que faz a diferença (4). E a Globo em editorial de dezembro de 2015: O pré-sal pode ser patrimônio inútil (5).

 

A lava Jato chefiada por Moro, na gestão do PT na Petrobrás passou mais de 3 anos vazando criminosamente e diariamente delações premiadas da empresa para o jornal Nacional da Globo.

 

Mas para provar a perseguição da Lava Jato ao PT em novembro de 2016 eu enquanto petroleiro e dirigente sindical denunciei ao MPF a omissão da Lava Jato, chefiada por Moro, na gestão criminosa dos tucanos, FHC e Pedro Parente na Petrobras até hoje sem resposta, veja denuncia na íntegra (16).

 

A Globo faturou alto na crescente audiência no JN e a Petrobrás com a farsa viu diluir sua imagem.

 

Digo que é farsa, pois depois de tudo isso o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol disse ao vivo na Globo: Que Lula era o comandante máximo da corrupção na Petrobrás mas ele não tinha provas, só a convicção (8).

 

Sergio Moro não só aceitou a denúncia sem provas, como na véspera da eleição de 2018 prendeu Lula com base na delação premiada do executivo da OAS, Leo Pinheiro, de que teria feito uma reforma luxuosa no Triplex de Guarujá a pedido de Lula que em troca lhe daria vantagens ilícitas na Petrobrás.

 

O ex juiz Sergio Moro para não deixar duvida de sua tramoia para favorecer o candidato, Bolsonaro, ganhou do eleito o ministério da Justiça e a promessa de ser indicado, ministro do STF (15).

 

Além disso a lava Jato nunca provou no processo através do registro de imóvel ou qualquer outro documento que o triplex de Guarujá seja de Lula e fotos e vídeos provam que essa reforma nunca aconteceu (9,10).

 

Surge agora em dezembro de 2020 documento da empresa de Moro que prova que o triplex é da OAS, e não de Lula (11)

 

Mas Leo Pinheiro diminuiu em 70% sua pena e ganhou de presente de Bolsonaro para seu genro, Pedro Guimarães, o cargo de presidente da Caixa Econômica (12,13).

 

Lembrando que a Lava Jato rejeitou a delação premiada que inocentava Lula e só aceitou delação da OAS quando Léo Pinheiro incriminou Lula (14).

 

E o pré-sal é a maior descoberta petrolífera no mundo contemporâneo e em 2020 e já responde por 70% da produção nacional de petróleo (7).

 

Foi na eleição de 2009 que o WikiLeaks intercepetou a conversa entre a executiva da petroleira americana Chevron, Patrícia Padral e o candidato a presidência, o tucano entreguista, Jose Serra:

 

“Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”, disse ele à representante da petroleira americana (1).

 

E segundo a Agência Brasil – O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, defendeu hoje (3) mudanças nas regras de exploração e produção do petróleo no Brasil, que classifica como pouco atraentes aos negócios.

 

Para ele, o regime de partilha deve ser extinto. Castello Branco participou de bate-papo online do Rio Oil & Gas, o maior evento do setor de óleo e gás na América Latina: “Acho que o arcabouço regulatório para a exploração de petróleo no Brasil tem que ser modificado”, defendeu Castello Branco.

 

“O contrato de partilha é algo que não tem sentido econômico, não traz nenhum estímulo à eficiência, taxa demasiadamente os produtores de petróleo. Um negócio complicado. O mundo dos negócios não gosta de coisas complicadas, querem coisas claras, transparentes, simples”, disse (2).

 

O fim da lei de Partilha estava anunciado por Bolsonaro no ultimo Mega leilão do pré-sal.

 

BRASÍLIA (Reuters) – O governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) quer mudar para concessão lei de FHC o regime de exploração do petróleo e gás do pré-sal, que atualmente é explorado via lei de Lula, a Partilha de produção, disse nesta quinta-feira uma fonte de alto escalão da equipe de transição.

 

“Tem uma clara preferência nossa, vamos mudar sim para concessão, ao invés de partilha”, afirmou a fonte, que pediu para não ter seu nome revelado (3).

 

Não podemos esquecer que conforme denúncia do Wikleaks, José Serra não pode cumprir a promessa a petroleira americana Chevron, pois perdeu a eleição de 2009. Mas em 2016 com a derrubada de Dilma, Serra aprovou a lei 4567/16 que atendia grande parte dos interesses a Chevron e agora Bolsonaro vai completar os desejos da Chevron no pré-sal.

 

Se os brasileiros permitirem, como disse o primeiro Diretor Geral da ANP, genro de FHC, David Zilberstain: O petróleo é vosso (17)!

 

Fonte: 1 – https://www.brasil247.com/brasil/serra-prometeu-a-chevron-mudar-regras-do-pre-sal

2 – https://www.brasil247.com/economia/presidente-da-petrobras-quer-acabar-com-o-modelo-de-partilha-inclusive-no-pre-sal

3 – https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/politica-economia/225573-bolsonaro-quer-mudar-regime-de-exploracao-no-pre-sal-para-concessao-diz-fonte.html#.X8lFYHdKiM8

4 – http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/03/juiz-sergio-moro-vence-premio-faz-diferenca-como-personalidade-do-ano.html

5 – https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

6 – http://spebrazilfpsosymposium.com.br/petrobras-recebe-o-4o-premio-otc/#:~:text=A%20Offshore%20Technology%20Conference%20(OTC,Distinguished%20Achievement%20Award%20for%20Companies.

7 – https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/

8 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-temos-provas-mas-conviccao-o-powerpoint-de-dallagnol-nos-jogou-de-vez-no-paraguai-por-kiko-nogueira/

9 – https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2018/07/bancario-visitou-o-triplex-atribuido-a-lula-e-tirou-fotos-que-comprovam-a-farsa/

10 – https://www.xapuri.info/lula/fraude-triplex-nao-tem-reforma/

11 – https://www.brasil247.com/poder/documento-da-empresa-de-moro-prova-que-o-triplex-e-da-oas-e-nao-de-lula

12 – https://www.viomundo.com.br/politica/leo-pinheiro-teve-70-da-pena-reduzida-depois-de-mudar-de-versao-duas-vezes-ligar-lula-a-corrupcao-na-petrobras-e-acusar-ex-presidente-de-manda-lo-destruir-provas.html

13 – https://www.cartacapital.com.br/politica/novo-presidente-da-caixa-e-genro-de-leo-pinheiro-delator-do-triplex/

14 – https://www.brasildefato.com.br/2019/06/30/lava-jato-so-aceitou-delacao-da-oas-quando-leo-pinheiro-incriminou-lula

15 – https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/12/politica/1557677235_562717.html

16 – https://www.fnpetroleiros.org.br/noticias/3901/petroleiro-denuncia-a-operacao-lava-jato-ao-mpf-veja-na-integra-teor-da-denuncia-protocolada-ontem

17 – https://vermelho.org.br/2009/09/06/o-petroleo-e-vosso-o-que-diz-a-midia-hegemonica-sobre-o-pre-sal/

 

Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *