Publicidade

Bolsonaro desrespeita decisão acadêmica e nomeia a candidata menos votada para reitoria da UFPEL

  • em


O desrespeito às decisões das comunidades acadêmicas se repete. Desta vez na Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul (UFPEL). O presidente Jair Bolsonaro quebra a tradição de indicar o escolhido pela comunidade acadêmica e o primeiro da lista tríplice, com referendo do Conselho Universitário e nomeia nesta quarta-feira, 06 de janeiro, a professora Isabela Fernandes Andrade, como a nova reitora da (UFPEL). A decisão foi publicada na edição no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.

 

A posse deve ocorrer na próxima sexta-feira, ela assume o comando da instituição pelos próximos quatro anos, substituindo o professor Pedro Hallal. Ele é epidemiologista, e se tornou um dos principais nomes da ciência na pandemia da Covid-19. Coordenando pesquisa que estudou a prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul e no Brasil.

 

Isabela é arquiteta e urbanista, formada na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), com mestrado e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela é professora da UFPEL desde 2013, e atualmente coordena o Centro de Engenharias da UFPEL.

 

Isabela Fernandes Andrade

 

O nome mais votado foi de Paulo Roberto Ferreira da chapa UFPEL Diversa com 56,5% do pleito. Além da UFPEL, já foram desrespeitadas as decisões das comunidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal da Fronteira (UFFS).

 

Nesta quarta, as chapas dos demais concorrentes manifestaram repúdio pela decisão do presidente Bolsonaro. Em comunicado, destacaram que o respeito à decisão da comunidade é uma prerrogativa da democracia. Mais movimentos de repúdio serão apresentados em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 07 de janeiro, às 17h.

 

Isabela Fernandes Andrade foi nomeada como a nova reitora da UFPEL, nesta quarta-feira, 6 de janeiro.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *