Publicidade

Baixe gratuitamente o novo livro de sexta-feira da Editora UnB, “Paixão de Honestino”

  • em


O livro brinde desta semana que a Editora UnB disponibiliza nesta sexta-feira (15/05) para download gratuito é Paixão de Honestino”, de Betty Almeida – uma obra de referência nos estudos sobre as lutas estudantis durante a ditadura militar no Brasil. Traça a trajetória de um dos principais líderes estudantis da época, trazendo à reflexão o que essa memória pode significar nos dias atuais.

 

O livro “Paixão de Honestino” distingue-se da grande maioria dos livros dedicados a biografias por se propor a trazer à discussão elementos da memória e da “desmemória” brasileira em relação aos anos de chumbo não como uma concepção linear do tempo, mas de como esse tempo (de triste memória) pode nos conduzir à intensidade da história vivida por Honestino Guimarães e por muitos de seus companheiros de luta dentro do movimento estudantil, que atribuíram a si um papel histórico na esperança de transformação da triste realidade em que o país estava mergulhado.

 

Muitos dos fundamentos históricos e sociais do movimento estudantil e do período em que durou o golpe estão contidos na narrativa de Betty Almeida. Ideias radicais despontavam entre a juventude mais combativa. Honestino Guimarães se manteve firme em seus princípios; lutava pela democratização do país, mas não queria a luta armada.  Sua história e luta tinham a marca da esperança e a crença na transformação do mundo. E foi por essa crença que ele lutou. E perdeu a vida. Até hoje não se sabe como. Desapareceu em 10 de outubro de 1973 e levou consigo a sua certeza de não aceitar a condição de oprimido e ter como perspectiva o direito à liberdade e à cidadania.

 

Esta iniciativa da Editora UnB disponibiliza toda sexta-feira download gratuito de um dos livros de seu catálogo. Uma surpresa a cada semana enquanto durar o distanciamento social – necessário para enfrentarmos a pandemia da Covid-19. Aproveite, pois o livro ficará disponível por 24 horas no sitewww.editora.unb.br. É só baixar.

 

 

Sinopse – Nesta importante obra biográfica, a história e a memória se entrelaçam e se complementam. Um relato histórico primoroso e fiel aos acontecimentos que marcaram a trajetória desse militante que se destacou desde o início por sua combativa intervenção no movimento estudantil e se designou a ser protagonista de uma luta histórica e heroica. Na luta pela resistência à repressão e à tirania na UnB durante o período do regime militar, mais conhecido como os anos de chumbo, Honestino Guimarães, que não viveu o suficiente para ver a derrocada do regime que ele tanto combateu, foi um líder inconteste.

 

 

 

  • Compartilhe