Publicidade

Baixe de graça o novo livro de sexta-feira da Editora UnB

  • em


Dando continuidade ao projeto “Livro de sexta-feira”, a Editora UnB disponibiliza nesta sexta-feira (8/5) o download gratuito de um dos livros de seu catálogo. Uma surpresa a cada semana enquanto durar o distanciamento social – necessário para enfrentarmos a pandemia da Covid-19.

 

O livro-brinde desta semana que a Editora UnB disponibiliza gratuitamente é “Muitos escravos, muitos senhores: escravidão nordestina e gaúcha no século XIX”, de Flávio Versiani e Luis Paulo Nogueról (Orgs.)

 

Aproveitem, pois o livro ficará disponível por 24 horas no site www.editora.unb.br. É só baixar!

 

Sinopse – Falar de trabalho escravo não parece ser matéria fácil. Entretanto, há que se fazê-lo a bem da História. Para quem busca compreender a formação da sociedade brasileira e as questões instigantes no campo da investigação histórica sabe que isto é um grande desafio. O estímulo para uma dessas empreitadas pode ser verificado nesta obra, publicada pela Editora UnB em parceria com a Editora UFS. A coletânea organizada pelos professores Flávio Rabelo Versiani e Luis Paulo Ferreira Nogueról reúne um conjunto de estudos que decorrem de um programa de investigação sobre o escravismo brasileiro no século XIX, abrangendo vários pesquisadores e instituições. A coleta e organização dos dados foram feitas a partir de documentos originais do século XIX.O foco deste estudo se deu em três províncias do Nordeste – Pernambuco, Sergipe e Maranhão – e no Rio Grande do Sul.  De acordo com os organizadores, o objetivo que norteou o estudo foi o exame das características do regime servil em áreas até agora relativamente menos investigadas quanto a esse tema. Os textos aqui reunidos trazem elementos novos para a ampliação do entendimento sobre o escravismo brasileiro como elemento fundamental na formação do Brasil atual. 

 

  • Compartilhe