Publicidade

Assembleia Legislativa do Paraná aprova PEC do Espanhol em segunda votação nesta terça-feira (19)

  • em



A PEC do Espanhol recebeu 43 votos favoráveis nesta terça-feira (19/07) durante a segunda votação em plenário na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A Proposta de Emenda à Constituição 3/2021, de autoria do deputado Arilson Chiorato (PT), está mais perto de entrar como disciplina obrigatória na matriz curricular do Paraná. “Hoje, com certeza, foi dado mais um grande passo para tornar o Paraná trilíngue”, avalia o autor da proposta, que também recebeu a assinatura de outros 20 parlamentares.

 

O deputado Arilson, antes da abertura da votação da PEC do Espanhol, pediu apoio dos colegas e frisou, mais uma vez, a importância do idioma na formação dos estudantes, que sairão mais preparados para o mercado de trabalho e também com uma compreensão cultural maior dos países vizinhos.

 

Autor da proposta, ele explica que a PEC endossa a luta do Movimento Fica Espanhol e prevê o ensino do idioma como disciplina obrigatória na matriz curricular do Ensino Fundamental II e do Médio, em horários e locais definidos pelos sistemas de ensino, com implementação gradativa até o ano de 2026, com carga horária mínima de duas horas/aulas semanais, constituindo-se em disciplina de caráter optativo aos estudantes.

 

Para o deputado Arilson, o domínio da língua espanhola é estratégico para o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná, uma vez que o estado faz fronteira com países que têm o idioma como língua oficial. “Além disso, o espanhol é falado por mais de 585 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, amplia de forma exponencial a comunicação”, afirma.

 

 

O espanhol é o segundo idioma em relevância comercial, é o idioma oficial de 21 países, sendo 19 localizados na América, sete fazem fronteira com o Brasil e dois com o Paraná.

 

 

Para entrar em vigor, será elaborada a redação final e a PEC do Espanhol será promulgada pela Mesa da Assembleia.

 

 

A votação desta terça-feira foi acompanhada por várias professoras, incluindo Amábile Piacentine Drogui, da Unespar, Jacicarla Souza da Silva, daUEL, Cibele Lemke, da Unicentro e Isabel Jasinski, da UFPR.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *