A luta por moradia chegou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Uma audiência pública, realizada no dia 31 de maio, para discutir o problema da moradia e o despejo zero, reforçou a legitimidade do espaço público para a comunidade discutir seus problemas e apresentar suas propostas e sugestões aos órgãos públicos, assegurando a participação popular na garantia do interesse público.
Foi com esse objetivo que a Assembleia Legislativa Catarinense, realizou, na terça-feira (31), a audiência pública para debater a situação de moradia no estado e a Lei Despejo Zero. Esteve no JTT-Manhã Com Dignidade desta quinta-feira (2), o deputado e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Fabiano da Luz para falar sobre os próximos encaminhamentos a partir do debate realizado.
Anteriormente à realização da audiência, foram recebidas inúmeras cartas, ofícios e solicitações chamando atenção a está demanda. “Essas famílias chegaram até nós pedindo socorro. Os números mostram haver mais de 260 mil famílias que precisam de uma nova moradia ou de uma moradia, pois não tem, vivem nas ruas, assentamentos, ocupações. Em Florianópolis, são mais de mil famílias nesta situação de ocupação e na iminência de serem jogados para fora de onde estão”, explica.
Na ocasião, várias instâncias e representações oficiais, como a Defensoria Pública, estiveram presentes, ouviram e entenderam a situação. Entre os encaminhamentos, está a realização de audiência junto do governador de estado para solicitar a ampliação do programa de habitação existente e prorrogação da Lei de Despejo Zero.
Além disso, o deputado conta que a situação é mais complexa como parece. Não é somente o direito constitucional à moradia está sendo negado. Por conta da falta de moradia, consequentemente falta a comprovação de residência para acessar unidades de saúde e escolas.
“Tem todo um fator social que impacta essas famílias. Estamos falando de humanidade”, destaca.
Em relação às agressões, normalmente presenciadas em despejos, o deputado entende que está faltando diálogo. A população reclama que não é ouvida e ajudada. Autoridades que deveriam ir nessas localidades, preferem ir para o caminho que para eles é mais fácil, entrar com pedido de reintegração de posse. Com isso, a polícia militar passa ser a responsável para fazer a desocupação daquele lugar.
Ele menciona a guerra entre Rússia e Ucrânia e afirma: “Não são homens suficientes para sentar numa mesa, dialogar e chegar num acordo. Tem que partir para a destruição e a matança, como está acontecendo lá. É a mesma coisa que acontece aqui nas ocupações. É sentar, dialogar, chegar a alguma solução para não precisar chegar a essa violência”.
Outro fator que atravessa a falta de atenção a este problema são os muitos interesses que cercam o setor público. Também, para Fabiano, falta sensibilidade.
O mandato do deputado está disposto a trabalhar para aproximar a população dos responsáveis competentes, de modo que a discussão de alternativas seja consistente. Assim como, dialogar e cobrar do estado a criação de programas de habitação constantes.
“Estamos a disposição sempre, por este lado humano na sociedade”, conclui.
Para assistir à entrevista completa acesse abaixo:https://desacato.info/situacao-de-moradia-no-estado-e-despejo-zero-estamos-falando-de-humanidade-destaca-deputado-fabiano-da-luz/
Fotos: LUCA GEBARA
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário