Publicidade

Assassinam ao quinto signatário da paz em Colômbia durante 2022

  • em



Somariam já 304 ex-combatentes assassinados desde a firma do convênio de pacificação no ano de 2016.

 

 

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz [Indepaz] denunciou que nesta segunda-feira foi assassinado o signatário do Acordo de Paz Fabián Alexánder Rodríguez Suárez, no estado de Putumayo, situado no sudoeste da Colômbia.

 

 

Numa mensagem publicada em sua conta de Twitter, o Indepaz indicou que o fato ocorreu em horas da manhã da segunda [21] na vereda Ranchería de Jardínes de Sucumbíos, no município de Valle del Guamuez, Putumayo.

 

 

Rodríguez Suárez formava parte do Espaço Terrritorial de Capacitação e Reincorporação [ETCR] Helier Mosquera de La Pradera, localizado no município de Puerto Asís, em Putumayo.

 

 

Este é o quinto subscritor do Acordo de Paz assassinado no transcorrer do ano de 2022 e já somariam 304 ex-combatentes exterminados desde a firma do convênio de pacificação, no ano de 2016, segundo uma contagem feita pelo Indepaz.

 

 

Estes fatos se dão apesar dos alertas há tempos emitidos pela Defensoria do Povo, onde se documenta o risco de violência, no marco dos próximos processos eleitorais no país sul-americano.

 

 

Nesta segunda também se informou que Guillermo Murcia foi sequestrado e posteriormente liberado, [ele é] candidato a uma das 16 circunscrições de paz que se elegerão em 13 de março próximo.

 

 

Murcia, um reconhecido líder, sobrevivente de uma mina antipessoal, desenvolvia um ato de campanha quando foi detido por homens armados na zona rural de Fortul, no estado de Arauca, situado no leste da Colômbia.

 

 

O prefeito dessa entidade, Javier Cabrera, informou horas depois sobre a liberação do aspirante a chegar à Câmara de Representantes por meio da cadeira especial de paz.

 

 

Tradução:  Joaquim Lisboa Neto  para o Jornal Brasil Popular

 

Acesse:

https://www.telesurtv.net/news/colombia-asesinato-quinto-firmante-paz-putumayo-20220222-0002.html

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.

 

 

Você pode nos ajudar aqui:

 

 

Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

 

 

BRB

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

 

 

→  PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

 

 

📷 Instagram

🎞️YouTube

📱Facebook  

💻Site

 

 

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

 

 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *