As ações do governo Lula para as famílias atingidas pelas chuvas em São Paulo
por Carta Capital/Brasil Popular em
Ao todo, seis cidades do litoral paulista decretaram calamidade pública: Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma série de ações para reduzir os impactos econômicos nas famílias atingidas pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo neste final de semana. O temporal provocou ao menos 36 mortes, 40 desaparecidos e quase dois mil desabrigados.
O pagamento do Bolsa Família, programa social do governo destinado a famílias de baixa renda, será unificado para o dia 30 de março nos municípios atingidos pela tempestade e com decreto de emergência e calamidade, segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Acabei de determinar a antecipação da data de pagamento dos benefícios sociais para famílias afetadas pelas enchentes em SP. Assim, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todos os beneficiados dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade.
Ao todo, seis cidades do litoral paulista decretaram calamidade pública. São eles: Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), determinou que a Receita Federal selecione produtos apreendidos em fiscalizações que possam ser doados às famílias afetadas pelo temporal. O total identificado é de 11 milhões de reais em roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, higiene pessoal, material de limpeza e utensílios de cozinha.
“Determinei que a Receita Federal identifique mercadorias apreendidas, que possam ser enviadas às vítimas das chuvas no Litoral Paulista. São mais de R$ 11 milhões em roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, higiene pessoal, material de limpeza e utensílios de cozinha (+)” — Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) February 20, 2023
Determinei que a Receita Federal identifique mercadorias apreendidas, que possam ser enviadas às vítimas das chuvas no Litoral Paulista. São mais de R$ 11 milhões em roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, higiene pessoal, material de limpeza e utensílios de cozinha (+)
Em outra frente, o Ministério do Planejamento garantiu que a população das localidades atingidas terão direito ao saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e prioridade para casas populares no programa Minha Casa Minha Vida.
O anúncio foi feito pela ministra Simone Tebet (MDB), que visitou as áreas críticas no Guarujá e esteve com o prefeito da cidade, Válter Suman.
Estou no Guarujá. A chuva torrencial deixou um rastro de vítimas e estragos no litoral de SP. Por determinação do presidente @LulaOficial não mediremos esforços para atender às cidades e famílias atingidas.
Mais cedo, o presidente Lula (PT) sobrevoou o estrago provocado pela tempestade em São Sebastião. O petista também se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e colocou a estrutura do governo federal à disposição para mitigar os danos.
Há ainda, por determinação do governo, prioridade na liberação de verbas para reconstrução de estradas, envios de mantimentos, medicamentos e equipes para socorro aos atingidos pelo temporal, além de equipes técnicas disponibilizadas por diferentes ministérios para atuar na região afetada.
Foto da capa O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz um sobrevoo no município de São Sebastião o mais afetado elas fortes chuvas que atingiram o litoral paulista. Foto: Ricardo Stuckert/PR
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário