Publicidade

Artes visuais: o aprendizado da pintura em meio a pandemia

  • em


Com a pandemia, ficou até certo ponto mais fácil de acompanhar como, alguns dos maiores nomes da pintura brasileira, procedem em seu fazer artístico. Inúmeros empecilhos como: a distância entre o estudante e o professor/artista, ou ainda, os vários custos atrelados à estadia, viagem, matrícula e compra de material para participar de um workshop, em momentos de quarentena, podem ser facilmente resolvidos, quando o estudante tem a possibilidade de visualização de lives e/ou aulas online mediadas pelos artistas.

 

Alguns, como é o caso do pintor paulista Alexander Reider, especialista em pintura de paisagem à óleo, apostam em redes sociais como Instagram para vincular suas obras e consequentemente, atraírem seguidores. Com seu perfil particular “@ale_reider” e o da sua escola “@pleinairstudio” o artista conta com mais de 15 mil seguidores. Rider tem feito constantes lives, convidando artistas a fazerem demonstrações ao-vivo para os internautas ou mesmo para discutirem sobre arte.

 

O artista, realiza parcerias com outras escolas de arte na vinculação de seus cursos. Além disso, utiliza plataformas como a da “hotmart” para comercializar suas aulas. Segundo o artista, a demonstrações são filmadas em HD e estão disponíveis para na referida plataforma. Nas aulas, os estudantes podem “acompanhar de perto” por meio dos recursos online, a sua ação, com diversas opções de técnicas e temas. Basta acessar o link na bio e você̂ irá direto a página do Plein Air On-Line no hotmart.

 

Além das aulas e workshops, o artista comercializa os pinceis da “@rosemarybrushes”, uma das mais conhecidas fabricantes desse tipo de ferramenta artística.

 

Outro nome de muito destaque, é o do artista, designer e pesquisador Marcos Beccari. Talvez, seja um dos maiores artistas contemporâneos da atualidade que se especializou em pintura de aquarela figurativa. Em seu perfil no Instagram, o artista tem mais de 270 mil seguidores.

 

Ele tem uma agenda lotada, todavia, tem postado inúmeros trabalhos e participado de vários workshops nesse momento de reclusão. A possibilidade de verificar como Beccari realiza suas pinturas em pouquíssimo tempo, é uma experiência inenarrável. O controle do fluxo de água, as poucas camadas e a precisão pictórica na aquarela realizada pelo artista ao elaborar suas composições de corpos humanos submersos na água é de deixar qualquer um boquiaberto.

 

Plataformas como o Zoom Vídeo Communications, que fornece ao usuário um serviço de conferência remota, agregam em uma videoconferência, reuniões online, bate-papo e/ou colaboração móvel, subsídios para que os artistas demonstrem os seus conhecimentos.

 

O Centro Universitário Internacional Uninter por sua vez, está antenado no que há de mais atual em termos de aprendizagem significativa e de mediações tecnológicas para o Ensino à Distância.

 

Seus professores buscam constantemente o aprimoramento das aulas e dos meios para que o estudante dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, mesmo em meio a pandemia consiga realizar seus estudos de forma eficiente.

André Luiz Pinto dos Santos é mestre em Educação e Novas Tecnologias e professor do Uninter

 

  • Compartilhe