Publicidade

Aras descumpre prazos de processos e paralisa denúncias contra Bolsonaro, diz jornal

  • em



Procurador-geral da República não se manifesta sobre casos de incitação à violência e uso político do 7 de Setembro

 

 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, não tem cumprido prazos estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para análises de processos encaminhados pelos minsitros da Corte, o que tem paralisado as denúncias feitas contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que nomeou Aras.

 

 

Leia mais: Em 2023, Bolsonaro perde foro privilegiado e teme ser preso. Confira os crimes

 

 

O descumprimento de prazos tem criado tensão entre o STF e a Procuradoria-Geral da República (PGR), segundo reportagem do jornal Valor Econômico, que casos que estão parados à espera de manifestação de Aras.

 

 

Em agosto, em entrevista ao Jornal Nacional (JN), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da silva (PT), criticou o comportamento do procurador-geral. “Eu não quero procurador leal a mim. O procurador tem que ser leal ao povo brasileiro, ele tem que ser leal à instituição […]. Para mim, o que precisa é dar segurança para o povo, como eu dei quando era presidente”, disse.

 

 

Dias depois, em Aras, em entrevista à rádio Mais Brasil, de Manaus, Lula acusou Aras de “não processar o que deveria ser processado”.

 

 

Lula sabia do que falava. Segundo o Valor, no mês de outubro Aras chegou a acumular 90 processos expirados, ou seja, fora dos prazos fixados pelos relatores ou pelo regimento interno da Corte. As informações são do portal Corte Aberta, que reúne dados públicos sobre o acervo de casos em tramitação no tribunal. O índice de manifestações atrasadas no gabinete do procurador-geral alccançou 46%.

 

 

Aras analisa desde 14 de julho um pedido de abertura de inquérito contra Bolsonaro por incitação ao crime e ameaça às instituições, diz o jornal, que ressalra: a presidente do STF, ministra Rosa Weber, havia solicitado uma manifestação da PGR em 15 dias.

 

 

Outro caso citado pelo jornal é o pedido de investigação contra o presidente devido a um discurso homofóbico proferido a evangélicos. O caso foi encaminhado à PGR em 15 de julho com pedido de manifestação em 15 dias. Até hoje, isso não ocorreu.

 

 

A reportagem também menciona a denúncia sobre o suposto uso político-partidário do desfile de 7 de Setembro, cujo parecer da PGR deveria ter sido entregue há 40 dias. Cita também processos sobre o suposto incentivo aos atos violentos que culminaram na morte do militante petista Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu (PR), e uma ação contra a Política Nacional de Educação Especial do governo, que também estão parados na PGR.

 

 

Ao Valor, a PGR informou que problemas técnicos no sistema do STF têm gerado encaminhamentos que de fato inexistem. O STF nega.

 

 

A PGR informou também que tem feito “grande esforço” para dar conta de seus processos. Destacou que os prazos estipulados pelo STF servem como mera referência e que “celeridade não se faz em prejuízo do conteúdo e do exame cuidadoso de cada caso”.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *