Publicidade

Aposta na ciência, gestão e solidariedade, as chaves do sucesso de Araraquara

  • em



A vereadora mais votada de Araraquara, Thainara Faria (PT), explica por que a cidade é um oásis em meio ao deserto de negacionismo que a cerca

 

Com a transparência, combatitividade e trabalho duro que são marcas da sua atuação política, agora em seu segundo mandato e enfrentando uma pandemia mortal, a vereadora Thainara Faria (PT) nos concedeu uma breve entrevista em que explicou o sucesso das ações de combate ao coronavírus em Araraquara.

 

“O que explica os resultados obtidos por Araraquara é o compromisso do governo Edinho com a ciência, criando o comitê gestor e priorizando as orientações da Organização Mundial da Saúde – uma vez que o ministério da saúde se mostrou omisso – e isso foi fundamental para o sucesso de Araraquara no enfrentamento ao novo coronavírus”, explica Thainara Faria (PT), vereadora mais votada da cidade e líder do governo na Câmara.

 

Thainara explicou que logo no início da pandemia o prefeito Edinho Silva (PT), com o apoio da bancada de vereadores, instalou um comitê gestor da pandemia composto por diversos representantes dos mais variados setores da sociedade, sendo dirigido o comitê por técnicos da comunidade científica da cidade, principalmente das universidades presentes no município, UNESP, USP e UNIARA. O comitê gestor, segundo a vereadora, é responsável por orientar as ações do governo e foi o mesmo comitê que indicou a necessidade de fechar a cidade para impedir a propagação do vírus, e com isso o araraquarense viu diminuir as taxas de contaminação, internação e óbitos dos moradores da cidade.

 

Entretanto, embora os moradores da cidade não estejam lotando os serviços de saúde de Araraquara, a cidade ainda enfrenta lotação de suas UTIs e leitos de COVID, fenônemo causado pelo descontrole do vírus nas cidades vizinhas e que acaba por refletir no SUS e em todo sistema de saúde do município. Thainara nos conta que o araraquarense se sente muito honrado em poder ajudar seus vizinhos, mas que vê com muita preocupaçao a maneira negacionista com que a pandemia está sendo tratada, inclusive por muitos munícipes, que a despeito das notícias que chegam de colapso nos serviços de saúde, ainda assim partem para o enfrentamento cego contra um microorganismo vivo.

 

“É verdade que neste momento boa parte das UTIs está sendo usada por munícipes de outras cidades e inclusive de outros estados nós chegamos a receber pacientes. Araraquara se sente, em sua maioria, privilegiada de poder acolher os irmãos de outras cidades, mas a gente entende que isso é reflexo da falta de políticas de combate ao coronavírus nas cidades da região e é temeroso que outros municípios não tomem medidas efetivas e acabem favorecendo o recrudescimento da pandemia”. Thainara Faria fala sobre o acolhimento a pacientes da região e a preocupação com o recrudescimento da pandemia.

 

Conhecida também por sua presença nas redes sociais, a vereadora destacou o importante papel dos boletins diários produzidos pela prefeitura e apresentados pessoalmente pela Secretária de Saúde pelas redes sociais da prefeitura. Segundo ela, essa ação envolve a população em informação verdadeira, combatendo o negacionismo e colaborando com a conscientização popular e as medidas de isolamento. Ainda sobre o papel das redes sociais a vereadora afirma que é muito importante levar internet para todos, principalmente a população mais vulnerável, com educação digital e informação de qualidade, reafirmando o papel fundamental das redes sociais para a conscientização e mobilização do e da araraquarense no combate ao coronavírus.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da vereadora acesse suas redes sociais. Deixamos aqui seus links, aproveite.

Página eletrônica: https://thainarafaria.com.br/

 

Instagram: https://www.instagram.com/thainarafaria13/?hl=pt-br

 

https://www.instagram.com/thainarafaria13/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/thainarafaria13/

https://www.facebook.com/thainarafaria13/

https://www.facebook.com/thainarafaria13/

https://www.youtube.com/channel/UC_II0GKuULKHhS_Rtn85Kjg/about

http://consulta.camara-arq.sp.gov.br/Vereadores/Vereador/9754

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *