Publicidade

Após população ocupar residência oficial, presidente do Sri Lanka renuncia (vídeo)

  • em



Gotabaya Rajapaksa,  cujo governo gerou índices elevados de inflação, desemprego, escassez de combustíveis, militarização das cidades e demanda por mais ajustes fiscais exigidos pelo neoliberalismo e FMI, deixa o cargo em meio a protestos em massa e turbulência econômica

 

 

Gotabaya Rajapaksa © Tharaka Basnayaka / NurPhoto via Getty Images O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, renunciará a partir da próxima semana, informou a mídia local no sábado. Rajapaksa mais cedo deixou sua residência em Colombo enquanto milhares de manifestantes cercavam o complexo.  Sua renúncia foi anunciada pela agência de notícias do Sri Lanka Newsfirst, que citou o presidente do Parlamento Mahinda Yapa Abeywardena. Isso aconteceu horas
Gotabaya Rajapaksa © Tharaka Basnayaka / NurPhoto via Getty Images

 

O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, renunciará a partir da próxima semana, informou a mídia local no sábado. Rajapaksa mais cedo deixou sua residência em Colombo enquanto milhares de manifestantes cercavam o complexo.

 

Sua renúncia foi anunciada pela agência de notícias do Sri Lanka Newsfirst, que citou o presidente do Parlamento Mahinda Yapa Abeywardena. Isso aconteceu horas depois que o primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe declarou que também estaria disposto a renunciar, abrindo caminho para um governo interino seguido de eleições.

 

O Sri Lanka foi abalado por protestos por vários meses, com a agitação causada pela inflação crescente e escassez de alimentos, combustível e remédios. O país deu calote em sua dívida externa em maio, e o racionamento de combustível foi introduzido no início deste mês, com tropas armadas enviadas para postos de gasolina.

 

A crise econômica foi atribuída em parte à pandemia de Covid-19 e à consequente queda nas receitas do turismo para o país insular. No entanto, o governo de Rajapaksa foi ferozmente condenado por suas políticas de gastos generosos e cortes de impostos descuidados, enquanto imprimia dinheiro para pagar títulos estrangeiros.

 

As mudanças no governo do país pouco fizeram para acalmar a raiva pública, e os protestos continuaram em maio e junho depois que o irmão do presidente, Mahinda Rajapaksa, deixou o cargo de primeiro-ministro, entregando o cargo a Wickremesinghe. 

 

Uma multidão que se acredita ser de cerca de 100.000 desceu ao palácio presidencial no sábado, quando autoridades disseram a repórteres que o presidente havia sido “escoltado para a segurança”. Com seu paradeiro desconhecido, os manifestantes forçaram a entrada no prédio, onde invadiram sua cozinha e nadaram em sua piscina privada.

 

De acordo com o Newsfirst, Rajapaksa deixará o cargo na quarta-feira. O Parlamento provavelmente escolherá um presidente interino, e o presidente Abeywardena provavelmente assumirá o cargo de primeiro-ministro, informou a mídia local.

 

 

Foto da matéria: O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, renunciará a partir da próxima semana, informou a mídia local no sábado. Rajapaksa mais cedo deixou sua residência em Colombo enquanto milhares de manifestantes cercavam o complexo. Sua renúncia foi anunciada pela agência de notícias do Sri Lanka Newsfirst, que citou o presidente do Parlamento Mahinda Yapa Abeywardena. Isso aconteceu horas




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *