Publicidade

Após flexibilização, Banrisul registra novos casos de Covid-19

  • em



Oito trabalhadores da direção geral do banco testaram positivo. SindBancários e Fetrafi-RS cobram explicações

 

 

Três meses após o anúncio de retorno ao trabalho presencial de parte do efetivo do Banrisul, o banco dos gaúchos registra novos casos de Covid-19. Oito trabalhadores da Direção Geral, localizada na sede administrativa, centro-histórico de Porto Alegre, testaram positivo para o coronavírus. Dos 34 funcionários da área de Crédito Rural, 10 estão com suspeita da doença.

 

 

A diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa, integrante do gabinete de crise montado pelo banco para monitorar os casos, diz que a situação comprova a precipitação do Banrisul em trazer mais de mil dos três mil funcionários que atuam na sede administrativa do banco de volta ao expediente presencial.

 

 

“Tanto a Fetrafi-RS quanto o SinBancários sempre foram contra o retorno presencial, sobretudo na sede administrativa do Banrisul, que não possui a infraestrutura e a engenharia necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores”, pontua a dirigente sindical.

 

 

“Mesmo chamando 50% do efetivo total que atua no local, não há como garantir a segurança de todos, tendo em vista que o prédio não possui ventilação adequada e que o compartilhamento de elevadores e espaços de trabalho são realizados sem o devido distanciamento e respeito aos protocolos sanitários”, avalia Denise.

 

 

A dirigente alerta que desde o começo da pandemia a Federação mantém uma negociação constante com o Banrisul para garantir o afastamento dos casos suspeitos, evitando o agravamento das contaminações.

 

 

Vidas dos trabalhadores estão em risco

 

 

Com o avanço da nova cepa do vírus, a ômicron, em países europeus e nos EUA – na Inglaterra a variante já representa mais de 40% dos novos casos –  o SindBancários e a Fetrafi estão apreensivos quanto à situação dos banrisulenses.

 

 

“Nossa recomendação é que todos os bancários cumpram as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), utilizem álcool gel e máscaras durante o expediente, dando preferência aos modelos PFF2 e N95, que são mais eficazes na proteção contra o vírus. E se vacinem”, recomenda Corrêa.

 

 

Diante da gravidade do quadro, a Fetrafi-RS está negociando com o banco para que a estrutura da sede do Banrisul seja adequada visando garantir segurança  sanitária para todos que frequentam o estabelecimento. O apelo é para que a categoria não se furte em denunciar o aparecimento de casos suspeitos em agências e escritórios.

 

 

“É fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras liguem, enviem mensagens, e-mails ou mesmo falem com os delegados sindicais sobre casos suspeitos. Somente munidos dessas informações é que podemos cobrar medidas sanitárias adequadas do banco”, alerta Denise.

 

 

O SindBancários e a Federação também recomendam que os bancários concluam o ciclo de imunização com as duas doses obrigatórias da vacina e com a dose de reforço que está sendo oferecida gratuitamente pelo SUS.

 

 

“Somente desta forma podemos garantir que a doença não evolua para seu quadro mais grave. A imunização é indispensável para que possamos evitar novas mortes na categoria”, enfatiza o diretor de Comunicação do Sindicato, Gilnei Silva Nunes.

 

 

Texto de Marcus Perez com edição de Manoela Frade. SindiBancários/RS – JBP/RS.
Fonte: Imprensa SindBancários




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *