Publicidade

Apoiadores de Trump invadem Congresso dos EUA. Sessão é suspensa e capital decreta toque de recolher.

  • em


CNN fala em tentativa de golpe e a situação é muito tensa no Capitólio

 

Imagem: reprodução da TV C5N, da Argentina

 

Por não aceitarem a derrota, apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiram o Capitólio (Congresso formado por Câmara de Deputados e Senado) enquanto acontecia a sessão do Senado para certificar o resultado das eleições presidenciais e confirmar a vitória de Joe Biden.  A sessão foi suspensa para que o Congresso seja evacuado e a polícia está tentando tomar o controle do local.

 

Um manifestante foi fotografado sentado na cadeitra do presidente do Senado e há informações de prisões e inclusive de manifestantes e policiais feridos. Uma mulher teria sido atingida no peito e estaria em situação grave, segundo a CNN. A emissora fala em tentativa de golpe e culpa diretamente Trump por ter insuflado a população a invadir o Congresso.

 

Vários analistas mundo afora já afirmam que os Estados Unidos vivem a pior crise institucional de sua história. Há senadores falando que se trata de uma tentativa de golpe. Antes da invasão, Trump falou aos manifestantes e publicou em sua conta no Twitter uma mensagem criticando o vice-presidente Mike Pence porque este não atendeu o seu pedido para contestar o resultado oficial e não reconhecer a vitória de Biden.

 

Na postagem, Trump escreveu: “Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ter feito para proteger nosso País e nossa Constituição, dando aos estados a oportunidade de certificar um conjunto de fatos corretos, não os fraudulentos e imprecisos que foram certificados anteriormente. Os EUA exigem a verdade!”

 

  • Compartilhe