Setembro ainda é de estiagem e altas temperaturas, dizem meteorologistas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o início do mês de setembro deste ano tem previsão de chuvas em várias regiões do Tocantins, principalmente na região Norte do estado, porém, a estiagem permanece prejudicando plantações e até nascentes de rios na maioria dos municípios tocantinenses.

Conforme dados do Inmet no Tocantins o mês de setembro costuma ser ainda de estiagem, porém, neste ano o alerta emitido pelo Instituto sobre a previsão de chuvas intensas na região norte, causou admiração para a população, haja vista que ainda é início do mês, quando o costume é de um setembro com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, sem chuvas.

A chuva chegou no norte do Estado, mas a seca ainda atinge e preocupa moradores em diversas regiões, a exemplo das comunidades ribeirinhas da região de Formoso do Araguaia, que dizem sofrer com a escassez das águas do rio Javaés. Segundo moradores, “a seca está acabando com o rio, que é braço do rio Araguaia e prejudicando as plantações”.

O rio Javaés, também chamado de Braço Menor do Rio Araguaia, é um curso de água que banha os estados de Goiás e do Tocantins.

A seca no Tocantins atinge também rios e nascentes que ficam na Serra do Lajeado, região central do Estado, onde fica o Ribeirão Taquaruçu, que abastece a cidade de Palmas.
De acordo com informações de moradores a escassez hídrica na serra é preocupante e afirmam que é crítica a situação, pois nunca viram o nível de água tão baixo como está agora.

Previsão meteorológica para o Tocantins

Segundo o sistema meteorológico, o mês de setembro no Tocantins será de temperaturas mais altas que as habituais, com dias mais quentes e com menos chuvas na totalidade do Estado, em comparação a setembro de outros anos.

 

Texto de Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo, e edição de Fábio Coêlho