Publicidade

Análise | A disparada da inflação e a pandemia da fome

  • em



A explosão inflacionária corrói as condições de sobrevivência de muitos milhões de brasileiros todos os dias. O tomate aumentou seus preços em 103,26%, o café moído 67,53%; a batata 63,53%, açúcar refinado mais 36,99% e o óleo de soja 31,53%. O leite, por sua vez, aumentou 23,37%

 

Assistimos durante dois anos à cumplicidade governamental com a espiral de mortes pela pandemia, cujos motivos torpes só vieram a tona com a CPI da covid. Enquanto os cadáveres iam se acumulando, as denúncias indicavam que os adiamentos das compras de vacinas tinham como causa as negociações paralelas por propinas e vantagens ilícitas.

 

Leia também: ONU alerta para níveis recordes de fome

 

A firme determinação dos profissionais da saúde pública e a ação de alguns governos estaduais impediram que a mortandade não atingisse milhões de casos.

 

Agora, vivemos uma situação que se constitui em nova ameaça de tragédia social generalizada, onde a explosão inflacionária corrói as condições de sobrevivência de muitos milhões de brasileiros.

 

E o governo da mesma forma oferece sua face predatória e irresponsável, cuidando apenas dos seus próprios interesses e daqueles que o favorecem.

 

Semana passada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o índice de inflação para o mês de abril de 2022, medido pelo IPCA. O índice foi de 1,06%, entre março e abril, elevando a inflação acumulada em 12 meses de 11,03%, em março, para 12,13%, em abril deste ano.

 

Os principais grupos que sofreram aumento no mês foram: alimentação 2,06%; transportes 1,91% e combustíveis 3,20%. 

Mas estes números não revelam, com toda a sua virulência, o impacto sofrido pela população em termos do aumento nos preços dos itens básicos da alimentação.

 

Quando olhamos de forma detalhada a evolução dos aumentos nos últimos 12 meses, os índices são verdadeiramente alarmantes no que concerne aos itens da alimentação da população brasileira.

 

O tomate aumentou seus preços em 103,26%, o café moído 67,53%; a batata 63,53%, açúcar refinado mais 36,99% e o óleo de soja 31,53%. O leite, por sua vez, aumentou 23,37%.  As condições de sobrevivência se mostram cada vez precárias e a insegurança alimentar se coloca como uma questão a ser urgentemente enfrentada.

 

 

(*) Wadih Damous é advogado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) e ex-presidente da Comissão Estadual da Verdade (CEV).

 

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

 

Edição: Mariana Pitasse




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *