Após quase dois anos da pandemia, o povo cubano se mobilizará em todas as cidades do país para comemorar a mítica data.
Com mobilizações e concentrações populares, trabalhadores de vários países da América Latina comemoram neste domingo o Dia Internacional do Trabalhador.
Apesar da distância geográfica, os gritos contra o neoliberalismo e os pedidos por melhores condições sociais e econômicas são comuns entre a maioria dos trabalhadores latino-americanos.
No Brasil, um dos países mais destruídos pela política neoliberal imposta pelo golpe de Estado de 2016 e pelas eleições fraudadas pela Operação Lava Jato e pela ingerência dos EUA no processo eleitoral de 2018, que, com fake news e outras artimanhas, puseram Jair Bolsonaro (PL), na Presidência da República, a classe trabalhadora também foi às comemorações.
O presidente Lula participou do 1º de Maior na Praça Charles Muller, em frente ao Estádio Pacaembu, São Paulo. No evento, ele declarou que “não é possível que nossa vida seja sempre nivelada por baixo. O que passamos hoje no Brasil não é porque o país é pobre, é por falta de vergonha na cara de quem está governando. Podemos fazer diferente!” (Vídeo: @ricardostuckert)
Não é possível que nossa vida seja sempre nivelada por baixo. O que passamos hoje no Brasil não é porque o país é pobre, é por falta de vergonha na cara de quem está governando. Podemos fazer diferente!
Vídeo: @ricardostuckert pic.twitter.com/0o3GaJWLT4
— Lula (@LulaOficial) May 1, 2022
Após quase 2 anos da pandemia, os trabalhadores juntamente com o povo cubano se mobilizarão em todas as cidades e vilas do país caribenho para comemorar a mítica data.
As mobilizações foram convocadas pela Central de Trabajadores de Cuba, e a elas se somam organizações de massa e sociais.
#VamosConTodo a este Primero de Mayo. ¡Nos vemos en la Plaza! #CubaViveYTrabaja 🇨🇺❤ pic.twitter.com/TLO30873kf
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) April 30, 2022
Em Havana, os eventos contarão com a presença do líder da Revolução, Raúl Castro, e do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
Com apelos à unidade para enfrentar as políticas neoliberais e as demandas trabalhistas, os panamenhos comemoram o Dia Internacional dos Trabalhadores.
Os participantes dos eventos na capital panamenha marcharão neste domingo até a Plaza 5 de Mayo, ao lado da Assembleia Nacional, para reivindicar os direitos da classe trabalhadora, como salários justos.
Durante la marcha del 1 de mayo, estaremos repartiendo el folleto elaborado para el pueblo con el objetivo de dar un aporte en la formación con nuestra experiencia por lograr salarios dignos.#Pídalo pic.twitter.com/aTOMLDnJ0L
— Suntracs Oficial ⚒ (@suntracs1) May 1, 2022
As organizações sociais e movimentos populares do país centro-americano reiteraram a urgência da criação de uma grande Frente de Ação Comum, antineoliberal e patriótica, para enfrentar a agenda capitalista no país.
No Equador, as principais organizações sindicais e sindicais convocaram marchas e mobilizações nas principais cidades do país para o Dia dos Trabalhadores.
A Frente Unitária dos Trabalhadores (FUT) convocou a mobilização neste 1º de maio para fazer demandas públicas de vários setores do trabalho, educação, previdência e saúde.
[EXPRESIONES] ATENCIÓN: #Ecuador, el FUT convoca a una movilización nacional por el Día Internacional de los Trabajadores.
Las demandas del frente atraviesan lo laboral, educación, #SeguridadSocial, #Inseguridad y #Salud. https://t.co/lKT8QlPHHQ pic.twitter.com/fYzPh1Xol6— Exprésate Morona Santiago (@ExpresateMS) April 30, 2022
O Sindicato Nacional dos Educadores, estudantes universitários, diversos sindicatos, agricultores, donas de casa e profissionais de saúde, entre outros, confirmaram a sua participação nos eventos.
No Brasil, pelo menos sete organizações de trabalhadores realizaram um grande evento neste domingo (1º/5) na cidade de São Paulo, e em todo o País. Em SP, o evento, transmitido ao vivo, conta com a presença do líder social e ex-presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva.
✊ AO VIVO | 1º DE MAIO UNIFICADO DAS CENTRAIS SINDICAIS #DiaDoTrabalhador #1DeMaioUnitario
Acompanhe esse ato histórico da Classe Trabalhadora.
👍 Assista, compartilhe, curta:
Facebook: https://t.co/j0leRV0ak9
Youtube: https://t.co/1rRGcc5mhN— CUT Brasil (@CUT_Brasil) May 1, 2022
Entre os sindicatos que concordaram em se mobilizar em São Paulo estão a CUT, a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores do Brasil, a Central dos Novos Trabalhadores, a Central Intersindical da Classe Trabalhadora e o Público Central do Servidor.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário