Publicidade

América Latina celebra o Dia Internacional do Trabalhador

  • em



Após quase dois anos da pandemia, o povo cubano se mobilizará em todas as cidades do país para comemorar a mítica data.

 

Com mobilizações e concentrações populares, trabalhadores de vários países da América Latina comemoram neste domingo o Dia Internacional do Trabalhador.

 

Apesar da distância geográfica, os gritos contra o neoliberalismo e os pedidos por melhores condições sociais e econômicas são comuns entre a maioria dos trabalhadores latino-americanos.

 

No Brasil, um dos países mais destruídos pela política neoliberal imposta pelo golpe de Estado de 2016 e pelas eleições fraudadas pela Operação Lava Jato e pela ingerência dos EUA no processo eleitoral de 2018, que, com fake news e outras artimanhas, puseram Jair Bolsonaro (PL), na Presidência da República, a classe trabalhadora também foi às comemorações.

O presidente Lula participou do 1º de Maior na Praça Charles Muller, em frente ao Estádio Pacaembu, São Paulo. No evento, ele declarou que “não é possível que nossa vida seja sempre nivelada por baixo. O que passamos hoje no Brasil não é porque o país é pobre, é por falta de vergonha na cara de quem está governando. Podemos fazer diferente!” (Vídeo: @ricardostuckert)

Após quase 2 anos da pandemia, os trabalhadores juntamente com o povo cubano se mobilizarão em todas as cidades e vilas do país caribenho para comemorar a mítica data.

 

As mobilizações foram convocadas pela Central de Trabajadores de Cuba, e a elas se somam organizações de massa e sociais.

 

 

Em Havana, os eventos contarão com a presença do líder da Revolução, Raúl Castro, e do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.

 

Com apelos à unidade para enfrentar as políticas neoliberais e as demandas trabalhistas, os panamenhos comemoram o Dia Internacional dos Trabalhadores.

 

Os participantes dos eventos na capital panamenha marcharão neste domingo até a Plaza 5 de Mayo, ao lado da Assembleia Nacional, para reivindicar os direitos da classe trabalhadora, como salários justos.

 

As organizações sociais e movimentos populares do país centro-americano reiteraram a urgência da criação de uma grande Frente de Ação Comum, antineoliberal e patriótica, para enfrentar a agenda capitalista no país.

 

No Equador, as principais organizações sindicais e sindicais convocaram marchas e mobilizações nas principais cidades do país para o Dia dos Trabalhadores.

 

A Frente Unitária dos Trabalhadores (FUT) convocou a mobilização neste 1º de maio para fazer demandas públicas de vários setores do trabalho, educação, previdência e saúde.

 

O Sindicato Nacional dos Educadores, estudantes universitários, diversos sindicatos, agricultores, donas de casa e profissionais de saúde, entre outros, confirmaram a sua participação nos eventos.

 

No Brasil, pelo menos sete organizações de trabalhadores realizaram um grande evento neste domingo (1º/5) na cidade de São Paulo, e em todo o País. Em SP, o evento, transmitido ao vivo, conta com a presença do líder social e ex-presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os sindicatos que concordaram em se mobilizar em São Paulo estão a CUT, a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores do Brasil, a Central dos Novos Trabalhadores, a Central Intersindical da Classe Trabalhadora e o Público Central do Servidor.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *