Publicidade

Ambientalistas da UnB descobrem contaminação de mercúrio em Águas Emendadas

  • em



Trabalho apresentado ao MPF mostra que fluxo intenso de carros na região da Estação Ecológica Águas Emendadas pode comprometer recursos hídricos do DF

Um trabalho da Universidade de Brasília (UnB) realizado na Estação Ecológica de Águas Emendadas indicou contaminação de mercúrio no local. No estudo,  apresentado ao Ministério Público Federal (MPF) na última quarta-feira (6/9), os ambientalistas apontam que a razão da contaminação pode ser o fluxo intenso de veículos na BR-030, cenário que pode piorar com a duplicação da rodovia DF-128. 

 

O mercúrio, se ingerido ou em contato com a pele humana, pode causar danos desde diarreias até problemas neurológicos – a depender da frequência da exposição ao elemento. Além desse estudo, outro trabalho da UnB também foi apresentado na reunião em que foram analisadas as medições de sequestro de carbono, a vazão dos córregos e o lençol freático na Serrinha do Paranoá.

 

 

Segundo os ambientalistas que realizaram os estudos, as pesquisas mostraram que o território do Distrito Federal é estratégico para a produção de água, uma vez que abriga nascentes que formam aquíferos e lençóis freáticos importantes.

 

 

Se não prestarmos atenção em como esse território está sendo ocupado, a gente começa a comprometer a segurança e o equilíbrio hídrico do país , explicou Lúcia Mendes, integrante do Fórum de Defesa das Águas do DF.

 

 

A apresentação das pesquisas faz parte das apurações de um processo instaurado na Procuradoria-Geral da República em novembro de 2021, que tem como objetivo assegurar o cumprimento de políticas públicas voltadas à qualidade da água no DF.

 

 

Para o procurador da República Felipe Fritz, os estudos apresentados são muito importantes por se tratarem de locais captação de água, além de estarem situados na Área de Proteção do Planalto Central e em áreas de recarga de águas que alimentam os rios federais Maranhão e São Bartolomeu.

 

Fonte: UnB

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.


 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com