Publicidade

Adriana Miranda lança o “Grão” pelo YouTube do MST

  • em



 

 

O curta-metragem “Grão” foi lançado, nesta sexta-feira (22/10), com direito a debate e participação do teólogo e educador Leonardo Boff e do economista e liderança do MST,  João Pedro Stédile, pelo canal do MST no YouTube

 

 

 

Escrito e dirigido por Adriana Miranda, o filme foi produzido pela Mayu Filmes. “Grão” apresenta “um olhar poético sobre a luta de famílias no Estado de Mato Grosso contra o aumento do uso de venenos, a resistência à truculência e ao poder do agronegócio com trabalho, força e fé”.

Como se trata de um filme documental, as personagens são reais. Conforme explica Miranda, são “homens e mulheres que, por meio da agroecologia, encontram o caminho da comida saudável, do trabalho coletivo e da vida em comunhão”.

 

A diretora manteve o primeiro contato com o território do assentamento Roseli Nunes, em Mirassol D’Oeste, no Mato Grosso, quando gravou na localidade um dos episódios da série “Tempo da Terra”, exibida pelo Canal Futura. De volta ao território, a reconexão: “Queríamos mostrar mais do que foi possível mostrar na série, era preciso voltar e falar com liberdade do tema, sem as amarras do formato televisivo, sem censura, sem limitação alguma, falar da terra, das pessoas e até mesmo do MST, de uma forma que antes não pudemos falar”.

 

A ideia estava proposta e era boa. Os recursos teriam de ser buscados e, através de apoiadores – Misereor, DKA Austria, Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis e Welthaus – isso foi viabilizado. Mesclando as palavras da própria narradora, a assentada Miraci Pereira da Silva, trechos dos livros “Poemas Sem Terra” (Carlos Pronzato) e “A Águia e a Galinha” (Leonardo Boff), com depoimentos de outros moradores do território, o filme foi composto dividindo seus quase 15 minutos de duração em três atos: semente, interconectividade e luta.

 

 

Dona Miraci, demonstrando seus afazeres cotidianos, de cuidar da terra e das sementes, durante a gravação do filme / Divulgação

Caminho de reconexão

“Eu sempre tive muita ligação com a terra, cresci tendo contato com a as coisas da terra”, relembra Adriana, situando a recente experiência na série “O Tempo da Terra” como uma reimersão no tema. Ainda relembrando a experiência vivida nos assentamentos, fica premente a vocação da contadora de histórias em querer dividir o que conhecera: “Fui pela primeira vez em assentamentos e fiquei impressionada em como as coisas funcionam, em como ali não tem fome, em como tudo é coletivo, isso me reconectou com a questão da terra”, conta.

Exibido, aplaudido e premiado em festivais internacionais – como Cine del Cono Sur (Chile), Festival International du Film de Nancy (França), Social Justice Film Festival (Estados Unidos), Award Best Short Film e Buenos Aires International Film Festival (Argentina) -, “Grão” já dá provas que foi semeado em terra boa, cultivado por mãos hábeis. Oferece a quem se dispõe a assisti-lo os frutos simbólicos e agroecológicos deste lavouro.

 

“Isso traz a ideia de que a gente está conectado, é um pensamento que vai além das fronteiras, esse pensamento de voltar à agroecologia, à Mãe-Terra, apostar no caminho de reconexão, para que as pessoas acordem e para que a gente tenha um planeta habitável no futuro para os nossos filhos e para os nossos netos”, finaliza.

 

Assista ao trailer

 

Para assistir ao lançamento e ao bate-papo: clique aqui.

 

(*) Do Jornal Brasil de Fato, com edição de Marcelo Ferreira

 

 


SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *