Publicidade

Ações na UFPA marcam 3º dia do X Fórum Pan-Amazônico

  • em



FOSPA: “Um dia para reafirmar a resistência e a luta em defesa dos povos da Amazônia!”, afirma a Contag

 

Um dia intenso, com a presença da CONTAG e das Federações da Amazônia Legal em várias atividades no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). Assim foi este sábado (30 de julho), 3º e penúltimo dia do X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA).

 

Seminário sobre Conflitos Agrários e Socioambientais na Amazônia

 

A CONTAG e Federações da Amazônia Legal promoveram o Seminário sobre Conflitos Agrários e Socioambientais na Amazônia, na Tenda da Federação do Pará (FETAGRI-PA).

 

Com a presença de cerca de 100 participantes, o Seminário convidou a sociedade brasileira para enfrentar a situação de violência no campo e traçar estratégias de resistência e luta frente aos conflitos agrários e ambientais e outras formas de opressão e violência contra os povos do campo, das florestas e das águas.

 

Um dos depoimentos marcantes do Seminário foi o de Maria Joel Dias da Costa, conhecida como Joelma. Ela é a viúva do sindicalista José Dutra da Costa, o “Dezinho”, assassinado em Rondon do Pará em 21 de novembro de 2000, a mando de latifundiários da região. Joelma é acompanhada permanentemente por dois policiais, pois está inserida no Programa Estadual de Proteção de Direitos Humanos.

 

 

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto) e a presidente da Federação do Pará (FETATAGRI-PA), Angela de Jesus, além de outros(as) secretários(as) da Diretoria da FETAGRI-PA, estiveram presentes e contribuíram com o debate.

 

Biocombustíveis na Amazônia

 

O tema “Biocombustíveis na Amazônia” foi fortemente debatido em uma das atividades autogestionadas, abrindo um amplo debate sobre os impactos ambientais da cadeia do biodiesel da soja,  da gordura bovina e do dendê, no território amazônico.

 

A Atividade foi realizada pela Repórter Brasil e contou com a presença da secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, além de representações da Campanha Clima e Energia e da Universidade Federal Rural da Amazônia.

 

“A atividade possibilitou compreender como os impactos sociais e ambientais afetam as comunidades na cadeia produtiva do biodiesel. A mesa se tornou um espaço de denúncia e também de proposições. Enquanto Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), retomamos o acompanhamento dessa política, por compreender a importância do programa e também para ajudar a agricultura familiar na perspectiva de que o programa volte a atender o que se propõe em suas três dimensões: ambiental, social e econômica”, pontuou a secretária de Politica Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

 


 

Roda de Conversa – Mulheres e Biodiversidade: Existência e Resistência

 

 

A Tenda da CONTAG ficou pequena para o número de participantes presentes na Roda de Conversa – Mulheres e Biodiversidade: Existência e Resistência. Dentre as fortes falas, ecoaram suas vozes mulheres sindicalistas, extrativistas, estudantes, quilombolas e pesquisadoras.

 

 

Por cerca de 2 horas, a mulherada dialogou sobre o seu lugar na proteção e conservação da biodiversidade e dos bem comuns, estabelecendo relações entre terra/territórios, soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional nas existências e reprodução da vida e da organização social das populações do campo, da floresta e das águas.

 

 

Em nome da CONTAG estiveram presentes, a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais e a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti, além de dirigentes sindicais das Federações da Amazônia Legal e funcionárias do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG).

 

 

 

Caminhos para as Transições Possíveis e Necessárias – A Pan-amazônia não tem Plano B

 

 

A temática “Caminhos para as Transições Possíveis e Necessárias – A Pan-amazônia não tem Plano B” foi outra atividade realizada pela CONTAG e Federações da Amazônia Legal, neste 3º dia do X Fórum Social Pan-Amazônico (X FOSPA).

 

 

O debate na Casa dos Bens Comuns teve a presença e fala da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

“Precisamos fortalecer a resistência dos povos da Amazônia, para combater esse mal disfarçado de “desenvolvimento”. A partir de uma leitura estratégica, histórica, geográfica e política da conjuntura desta região, seguiremos alimentando a luta em nome povos, territórios e dos recursos naturais da Pan-Amazônia”, destacou a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

 

 

 

Roda de Conversa: Gênero e mudanças climáticas com foco nas políticas públicas

 

 

Ainda neste sábado, na Tenda da Federação do Pará (Fetagri-PA), aconteceu a Roda de Conversa: Gênero e mudanças climáticas com foco nas políticas públicas, com o objetivo de empoderar mulheres cis e trans, a compartilhar suas variadas vivências, a partir de suas experiências nos seus territórios.

 

 

Sobre o X FOSPA

 

 

O X Fórum Social Pan-Amazônico (X FOSPA) vai domingo (31 de julho), em Belém/PA, articulando povos e movimentos sociais de diferentes países em torno de questões econômicas, sociais e ambiental relacionados a região Amazônica, como também, combater o racismo e o autoritarismo, defender os territórios e o autogoverno dos povos nas selvas, rios, campos e cidades e deter a destruição ambiental da Amazônia.

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *