Publicidade

A mídia britânica pede desculpas por postar notícias falsas sobre o suposto “roubo” da fórmula AstraZeneca pela Rússia (vídeo)

  • em



As alegações, desencadeadas pela publicação de um artigo no tablóide britânico The Sun, foram fortemente rejeitadas pela Rússia e negadas pelo Fundo de Investimento Direto deste país

 

 

Vários meios de comunicação britânicos foram forçados a se desculpar por ecoar alegações infundadas de que a vacina russa Sputnik V foi baseada em uma formulação roubada da empresa farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca.

 

 

As alegações, desencadeadas pela publicação de um artigo  no tablóide britânico The Sun, foram fortemente rejeitadas pela Rússia e negadas pelo Fundo de Investimento Direto deste país, que apóia o desenvolvimento da vacina russa contra covid-19. E que ele enfatizou que a vacina russa e a AstraZeneca são baseadas em plataformas diferentes.

 

 

Após os esclarecimentos, o jornal britânico Daily Express excluiu  sua publicação original, afirmando que se tratava de “notícias falsas porque as informações sobre o criador da vacina Sputnik V – o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya” estão publicamente disponíveis. Conhecidas “.

 

 

” O artigo [Sun] também continha informações falsas.  Como um pedido de desculpas, temos o prazer de esclarecer as coisas e publicar a seguinte declaração do Fundo de Investimento Direto Russo”, diz o artigo do Daily Express.

 

 

Por sua vez, o The Sun acrescentou ao seu artigo uma citação com as declarações do Fundo Russo. “A mídia britânica relata que o Sputnik V russo supostamente se baseou na investigação da vacina Oxford / AstraZeneca é outra notícia falsa e uma mentira flagrante baseada em fontes anônimas”, diz a resposta do Fundo.

 

A vacina Sputnik V já está  registrada  em 70 estados com uma população total de mais de 4 bilhões de pessoas.

 

 

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *