Acompanhar as trajetórias de artistas que dão forma e conteúdo a arte afro-brasileira tem me permitido contatos necessários com os processos criativos de artistas cujos trabalhos nos chamam a atenção por suas poéticas inspiradoras. Assim ocorre com a obra de Ronaldo Ferreira, baiano, artista plástico autodidata, professor de história, mestre em Turismo.
Ele deu início às atividades no campo das Artes Visuais em 1979 em Salvador, adotando como temática os símbolos e signos do Candomblé. O começo, porém, já contava com um repertório primordial que Ferreira construiu na condição de bailarino de grupo de danças populares da Bahia, experiência que lhe trouxe alguns conhecimentos basilares sobre cultura negra.
Ao adotar a prática do batik, técnica de impressão em tecido originária da Ilha de Java na Indonésia, bastante divulgada na índia e em vários países do continente africano, Ferreira passeia por alguns universos que vão da arte ancestral à cultura pop, conforme podemos constatar nas séries que organizou.
Sobre as influências que sofreu, o artista afirma que, Rubem Valentim, Mestre Didi, Mário Cravo, Pierre Verger, Carybé e Joan Miró tornaram-se suas principais referências.
Além de expor em Salvador, Ferreira participou de mostras individuais e coletivas em Brasília, Buenos Aires, Lisboa, Madri, Nova York. Suas obras constam nos acervos da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira, no recôncavo baiano, na Fundação Casa de Jorge Amado em Salvador, na Casa do Brasil em Madri e na sede da Organização dos Estados Americanos – OEA em Buenos Aires.
Aqui nesta exposição, em que ele generosamente abre sua casa para receber o público, os trabalhos estão organizados por temas. São eles: rupestres, máscaras, orixás, blues. Aproveite essa oportunidade ímpar para conhecer o artista, seu ateliê e suas obras ao mesmo tempo.
Acesse a localização: https://maps.app.goo.gl/niTShPJntuzm2u2H9 e contato para agendamento após a abertura (61)981876899 com Ronaldo.
Nelson Olokofá Inocencio
Curador
Ficha Técnica
Exposição: Ronaldo Ferreira expõe!
Curadoria – Nelson Inocêncio
Produção – Regina Araújo
Produção gráfica e audiovisual – Mariana Almada
Sonorização – Aline Leão
Assistente de Produção – Maria Beatriz Prieto
Montador – Chico Mozart
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário