Publicidade

3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa será online, dias 9 e 10

  • em


Nesta quarta-feira (9), começam os ciclos de debates da 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa.  O evento conta com transmissão no Facebook, YouTube e Portal da Contag, nos dias 9 e 10 de dezembro, às 14 horas.

Acompanhe:

▶️ Portal da Contag: http://www.contag.org.br/index.php

▶️ Facebook: @imprensacontag

▶️ YouTube: TV CONTAG

 

Presenças confirmadas:

✅ Jane Lucia Wilhelm Berwanger – Advogada, professora e doutora em Direito Previdenciário

✅ Leides Barroso Azevedo Moura – Professora da UnB e doutora em Ciências da Saúde

✅ José Augusto Cutrim Gomes – Promotor de Justiça/MA, Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa em São Luis/MA

 

A Plenária

 

A cada quatro anos a Contag realiza a Plenária Nacional direcionada aos trabalhadores e trabalhadoras da Terceira Idade e idosos(as) rurais. Por conta da pandemia de Covid-19 e das eleições municipais desse ano, a Contag adiou a realização da 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa dos dias 17 e 18 de novembro para 9 e 10 de dezembro, com caráter virtual. O mote será “Semeando Direitos, Cultivando Esperança”.

Além de reunir, mesmo que virtualmente, as pessoas da terceira idade do campo, da floresta e das águas para troca de experiência, para valorizar os seus saberes e culturas, a Plenária também visa discutir questões de interesse dos idosos e idosas rurais e definir estratégias de valorização e garantia dos seus direitos.

“Apesar de todos os avanços que tivemos ao longo dos últimos anos, ainda são muitos os desafios enfrentados pelas pessoas idosas, a exemplo da dificuldade de acesso a políticas públicas como saúde, previdência, esporte e lazer, a violência e discriminação, descumprimento do Estatuto do Idoso, o endividamento extremo gerado a partir de golpes e práticas abusivas, entre outros”, destaca a secretária de Trabalhadores(as) Rurais da Terceira Idade da Contag, Josefa Rita da Silva (Zefinha).

A luta pelas demandas da terceira idade e pelo envelhecimento ativo e saudável no campo sempre foi uma das prioridades da Contag, principalmente pela importância de valorizar essa participação significativa das pessoas idosas no Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/ Contag). “Além de participarmos ativamente das ações e na condução dos trabalhos do movimento sindical, nós trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade temos dado importantes contribuições na trajetória de lutas e conquistas do MSTTR. Nós, idosos e idosas rurais, contribuímos e continuamos a contribuir enquanto sujeitos políticos do MSTTR. E a 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa também acontece nesse sentido de valorizar todos e todas nós”, reforçou Zefinha.

 

Com informações da Contag
  • Compartilhe