O 29º Grito dos Excluídos e Excluídas de Goiás, tradicionalmenterealizado no Dia da Independência do Brasil, dia 7 de setembro, aconteceráemGoiânia a partir das 8h30 destaquinta-feira. A concentraçãoteráinícionarotatória da Alameda HiginoPires Martins, próximaàsocupações Paulo Freire e Solar Ville, no Setor Solar Ville. O atoseguiráemcaminhadaaté a Ocupação Solar Ville e depois, continuaráaté a Paulo Freire ondeseráfeito o encerramento.
Sob o lema “Você tem fome e sede de quê?”, o ato visa darespaço para que as comunidades da cidade, do centro, da periferia, do campo e da floresta, possam debater e buscarsoluções para darfim a todas as formas de exclusão e violência contra essaspessoasque, desdesempre, forammantidas fora das discussões e dos espaçospolíticos de diálogo.
Nos 29 anos de realização do Grito, o temapermanente “Vida emPrimeiro Lugar” aponta para o desafio e a possibilidade de pensar um novo sistemaeconômico, onde o lucronãosejaalgosagrado e onde a economiaesteja a serviço da vida, e não o contrário, comoacontecehoje. E é issoquetanto se debate durante a mobilização.
A participação popular e a construçãocoletiva é o únicocaminhopossível para isso. Assim, durante o Grito do Excluídos e Excluídas, tem-se comoobjetivomobilizar as comunidades e gruposexcluídos para lutarpelosdireitosbásicos de cadapessoa. É nestaperspectivaque, nesteano, questiona-se: “Você tem fome de sede do quê?”. A reivindicação é pelodireito à saúde, educação, moradia, trabalho, terra e território, comida, segurança, transporte e lazer. Direitosquetodas as pessoasprecisamter para terumavida com o mínimo de dignidade e muitosaindanãopossuem.
Nesteano, oseixostemáticosestãovoltados para a promoção de políticaspúblicas de promoção de direitoshumanos, sociais e ambientais, a luta pela democracia e soberania e o combateàsviolênciasestruturais, como o patriarcado e o machismo, o racismo e a defesaintransigente dos povosoriginários e o direito de habitaremsuasterras. Além disso, a defesa pela economia e justiça social, e contra todas as formas de desigualdade.
Todosessestemastambémestãorelacionados com a caminhada de Dom TomásBalduino, o bispo dos povosindígenas e da reformaagrária. Nesseanoemquecomemoramos o seuCentenário, seulegado de defesa dos direitoshumanosressoa no Grito dos Excluídos e Excluídasemtoda a América Latina.
SERVIÇO
29º GRITO DOS EXCLUÍDOS E DAS EXCLUÍDAS DE GOIÁS
7 de setembro, às 8h
Setor Solar Ville
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário