Publicidade

21 de maio – Dia do Profissional de Letras

  • em


O Dia do Profissional de Letras é comemorado em 21 de maio. É também nesta data que é celebrado o dia da Língua Nacional, ou seja, aquela que fala o povo de uma nação. Apesar de a Língua Portuguesa ter como data comemorativa o dia 10 de junho, comemora-se a data do profissional de Letras no dia da Língua Nacional, 21 de maio. Sem esquecer que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) também é idioma oficial brasileiro.

 

No Brasil há mais de 150 línguas indígenas faladas, das quais apenas cinco têm mais de 10 mil falantes, segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As mais usadas são o tikuna (34 mil falantes), o guarani kaiowá (26,5 mil), o kaingang (22 mil), o xavante (13,3 mil) e o yanomami (12,7 mil).

 

A língua é o meio de expressar a maneira pela qual esse povo compreende o mundo, assim como é o meio com o qual esse mesmo povo se apresenta ao mundo e se posiciona nele.

 

O profissional de Letras estuda temas que incluem a história, a estrutura e o funcionamento de uma ou mais línguas e a cultura e a literatura de povos.

 

O Jornal Brasil Popular felicita todos os Profissionais de Letras.

 

  • Compartilhe